Dia dos Pais: 9 dicas de presentes que estimulam os cuidados à saúde
Dá para presentear e, ao mesmo tempo, contribuir para que eles tenham um dia a dia mais saudável
O Dia dos Pais vem aí e, com ele, uma dúvida: o que oferecer de presente? Pois a gente aproveita a oportunidade para sugerir algumas ideias que, de alguma forma, relacionam-se com uma rotina mais saudável. Acompanhe:
1- Livros
Ter o costume de ler é citado com frequência como fator protetor contra demências, como o Alzheimer. Isso porque o hábito ajuda a aumentar e a fortalecer as sinapses, que são as conexões entre os neurônios. Dessa maneira, criamos a chamada reserva cognitiva. Ela nos permite lidar melhor com a morte das células neuronais mais tarde.
Recentemente, um estudo chegou a mostrar que manter o cérebro ativo na maturidade adia em cinco anos o surgimento dos sintomas de Alzheimer.
Clique aqui para ver ideias de títulos bacanas.
2- Cafeteira
No ano passado, um estudo da Universidade de Gotemburgo, na Suécia, e do Instituto Norueguês de Saúde Pública, encontrou uma relação entre tomar a bebida e uma maior expectativa da vida – com vantagens para o tipo filtrado. A verdade é que, estudo após estudo, o café é considerado parceiro da saúde.
Clique aqui para ver opções de cafeteira de filtro.
3- Frigideira
Seu pai curte cozinhar? Pois uma boa frigideira faz toda a diferença nas aventuras gastronômicas. Pensando na saúde, a grande vantagem de investir nesse equipamento é garantir que pouco óleo seja necessário ao grelhar alimentos. Assim, fica mais fácil maneirar no consumo de gorduras – cujo excesso pode influenciar no peso e na saúde do coração.
Clique aqui para ver opções de frigideiras antiaderentes.
4- Instrumentos musicais
Muita gente decidiu investir em habilidades novas durante a pandemia de coronavírus, como aprender a tocar violão, bateria… Está aí mais uma atividade vantajosa para o cérebro (lembra da reserva cognitiva?). Além de afastar o risco de demências, o hobby tem potencial de auxiliar na redução de estresse. Que tal escolher um instrumento para o seu pai? Para o presente ficar mais completo, vale oferecer uma aula-teste de música.
Clique aqui para ver opções de instrumentos musicais.
+ LEIA TAMBÉM: Aulas de música versus desordens mentais em crianças
5- Caixa de som
Se o seu pai não é fã de compor ou reproduzir canções, mas gosta de apreciá-las, uma boa alternativa são as caixinhas de som. Para a ciência, já está claro que a música tem um impacto nas emoções, no comportamento e, em última análise, na saúde de cada um de nós. Com as caixinhas, também dá para ouvir podcasts – há vários que se propõem a discutir temas de saúde.
Clique aqui para ver opções de caixinhas de som.
6- Acessórios de massagem
Difícil encontrar quem não tenha visto os níveis de estresse e ansiedade dispararem nesse último ano, por causa da pandemia. Só que viver desse jeito eleva o risco de problemas, como distúrbios de sono e complicações para o coração. Para facilitar o relaxamento, há diversos acessórios que funcionar como aliados.
Clique aqui para ver opções de produtos de massagem e relaxamento.
7- Produtos para horta
Está aí outra atividade que ganhou muitos adeptos durante a pandemia. E engana-se quem pensa que precisa de uma baita espaço para manter uma horta: as plantas podem ser cultivadas em pequenos apartamentos. Basta ter sol. Esse passatempo agrega vários benefícios, como diminuir o estresse e melhorar a alimentação, já que há maior propensão a experimentar temperos e frutas do próprio jardim. Sem falar que esses itens são produzidos sem o uso de agrotóxicos.
Clique aqui para ver opções de produtos para horta.
8- Casaco esportivo
Estamos no inverno e isso não deve ser pretexto para abandonar a atividade física – um dos pilares mais valiosos para uma vida saudável. Para estimular seu pai a permanecer engajado nos exercícios (ou dar início a alguma modalidade), que tal garantir que os dias mais frios não sejam um empecilho?
Clique aqui para ver opções de casacos esportivos.
9- Tênis para caminhar
Quem não usa o calçado adequado para se exercitar, mesmo que seja para uma simples caminhada, corre mais risco de sofrer lesões – e também de desanimar. Aliás, cabe dizer que caminhar é uma das melhores opções para quem anda sedentário. A atividade é altamente benéfica à saúde, barata e, se feita ao ar livre, bastante segura em termos de prevenção da Covid-19. Aliás, trata-se de um excelente hobby para ser compartilhado entre pais e filhos.
Clique aqui para ver opções de tênis esportivos.