Assine VEJA SAÚDE por R$2,00/semana
Imagem Blog

Com a Palavra Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO

Por Blog
Neste espaço exclusivo, especialistas, professores e ativistas dão sua visão sobre questões cruciais no universo da saúde
Continua após publicidade

Suco de beterraba é boa pedida antes de treinar

Estudo sugere que a receita aumenta a força muscular. Médica comenta seus efeitos e o jeito certo de tomar

Por Marcella Garcez, nutróloga*
Atualizado em 20 mar 2023, 12h07 - Publicado em 20 mar 2023, 09h09

O suco de beterraba pode ser um aliado estratégico no pré-treino, indica uma nova pesquisa conduzida no Reino Unido.

O trunfo da receita é que o vegetal oferece nitrato, componente que aumenta a resistência e a força muscular, características importantes para quem se exercita, principalmente em alta intensidade.

Funciona assim: quando tomamos o suco, o corpo converte o nitrato da beterraba em óxido nítrico, uma substância vasodilatadora e bem-vinda aos músculos durante o esforço físico.

+ LEIA TAMBÉM: O que comer no pré-treino?

O estudo descobriu que o consumo do suco realmente aumenta de maneira significativa a força muscular durante o exercício.

O nitrato, segundo o mesmo trabalho, viaja rápido pelo organismo, de modo que a musculatura pode utilizar seus subprodutos sem perda de tempo. Com isso, os músculos ganham torque durante as contrações intermitentes.

Continua após a publicidade

No experimento, a equipe britânica encontrou um aumento expressivo nos níveis de nitrato nos músculos dos participantes uma hora após a ingestão do suco.

Estudos anteriores já haviam encontrado maiores níveis de nitrato nos tecidos e fluidos corporais após o consumo do composto pela dieta.

Desta vez, por meio de um rastreador, foi possível avaliar com precisão onde o nitrato se apresenta em maior volume e lançar uma luz sobre seus efeitos no desempenho físico.

A transformação de nitrato em óxido nítrico é responsável por dilatar as artérias e melhorar a perfusão sanguínea, mas também por favorecer a absorção de nutrientes e a eliminação de toxinas.

+ LEIA TAMBÉM: As qualidades nutricionais da beterraba

E o bacana é que a beterraba não oferece só nitrato. É uma das principais fontes de betalaína, responsável pela cor roxa do tubérculo, substância de atividade antioxidante. Fora isso, é um alimento pouco calórico (apenas 43 calorias em 100 g).

Na prática, os resultados dessa e de outras pesquisas sugerem que atletas e demais pessoas interessadas em meios naturais de ampliar a força e a resistência muscular podem apostar no suco de beterraba antes dos treinos. Um brinde a ele!

Compartilhe essa matéria via:

* Marcella Garcez é nutróloga, diretora da Associação Brasileira de Nutrologia (Abran) e docente do curso nacional de nutrologia da Abran

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

A saúde está mudando. O tempo todo.

Acompanhe por VEJA SAÚDE.

MELHOR
OFERTA

Digital Completo
Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de R$ 2,00/semana*

ou

Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba Veja Saúde impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de R$ 12,90/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$96, equivalente a R$2 por semana.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.