É possível manter uma rotina saudável no fim de ano?
Período é de correria e de festas, mas especialista afirma que dá para ajustar as expectativas e preservar o equilíbrio e a saúde
O fim de ano costuma ser um momento de celebração com pessoas queridas. No entanto, esse período também pode provocar estresse. Um dos motivos de tensão é como manter a saúde ou um processo de perda de peso neste mês de correria e confraternizações.
Mas, ao conservar uma mentalidade positiva e adotar algumas posturas, é possível superar obstáculos ao longo do caminho e aproveitar essa temporada, que coincide com as férias de muitas pessoas, com um estilo de vida saudável.
Em primeiro lugar, devemos definir expectativas realistas. Ou seja, é fundamental reconhecer que a rotina a que se está acostumado pode ser interrompida durante esse período atípico. Temos de ajustar o dia a dia e a mentalidade para uma época pela qual tanto esperamos.
Talvez não seja possível ir à academia com a mesma frequência ou a alimentação fique um pouco diferente. É preciso ter em mente que a jornada não é linear e que altos e baixos podem ocorrer ao longo dela.
+ LEIA TAMBÉM: Padrão de dieta do brasileiro está entre os piores do mundo
Assim, uma mentalidade realista, flexível e focada no longo prazo é uma ferramenta poderosa que pode ajudar a contornar o estresse e os obstáculos.
Ao ser convidado para uma festa de fim de ano, você pode planejar os alimentos que deseja saborear e que sejam exclusivos dessa época, em vez de comer coisas mais comuns, que consumimos habitualmente. Pensar nos tipos de alimentos e fazer um plano nos auxilia a aproveitar os eventos e as refeições sem deixar de lado os objetivos de bem-estar.
Também é preciso pensar na organização do ambiente. É mais fácil manter hábitos saudáveis quando o espaço está a favor de nossos objetivos, e não contra. Uma dica é guardar biscoitos e doces em um armário ao invés de deixá-los constantemente à vista, ou ter legumes e frutas prontos para preparar lanches e incluir nas refeições.
Grande parte do estresse do fim de ano vem da preocupação do que “deve” ser feito para deixar a época maravilhosa. Ao surgir uma situação frustrante em que parece que não se tem controle, é importante respirar fundo e redirecionar a atenção para o que é possível controlar, se conectando com o momento presente.
Planejar e saber como abordar essas situações é uma saída para sentir mais controle sobre a jornada.
BUSCA DE MEDICAMENTOS
Consulte remédios com os melhores preços
Outro conselho é abraçar a autocompaixão e a gratidão. O fim de ano é uma época em que muitas vezes, sem perceber, deixamos de pensar em nós mesmos. Mas é importante ser gentil e compreensivo consigo.
Talvez não seja possível manter o ritmo da academia ou uma alimentação mais equilibrada. Mas, como mostram as pesquisas, se nos tratarmos com compaixão, teremos motivação para fazer as escolhas necessárias, vencer contratempos e alcançar nossas metas depois.
Aproveitar a estação e cuidar da saúde são coisas que podem andar juntas. Definir expectativas realistas, escolher desfrutar de comidas especiais e praticar a autocompaixão e a gratidão são formas de tornar essa jornada bem mais tranquila e feliz.
* Gary Foster é psicólogo, pesquisador na área de obesidade e diretor de ciência da Vigilantes do Peso