Quinua x cuscuz x arroz integral
Este trio trava uma disputa acirrada: ser estrela de uma refeição principal, junto com a salada e uma carne. Qual será a melhor opção?
Segundo a nutricionista Letícia Mendes, da Estima Nutrição, na capital paulista, quinua, cuscuz e arroz integral fariam bonito no prato – apesar do que sugere o placar abaixo. “Os três são boas fontes de carboidratos”, afirma. E esse é um nutriente bem-vindo nas refeições principais, como o almoço e o jantar. Mas é claro que cada um deles tem suas particularidades. “A quinua, por exemplo, é considerada uma das melhores fontes de proteína do reino vegetal”, conta Letícia.
O arroz integral pode até não batê-la no quesito fibras, mas representa uma ótima alternativa para tirar proveito dessa substância – que, como você sabe, regula o intestino e dá saciedade. Fora que ele é a dupla perfeita do nosso feijão. De acordo com Letícia, o cuscuz é outro que atua contra a prisão de ventre – e fica especialmente gostoso com peixes e saladas. A dica, mais uma vez, é variar.
Energia
Cuscuz – 113 cal
Arroz integral – 124 cal
Quinua – 336 cal
Carboidratos
Cuscuz – 25,3 g
Arroz integral – 25,8 g
Quinua – 68,3 g
Proteínas
Quinua – 12,1 g
Arroz integral – 2,6 g
Cuscuz – 2,2 g
Cálcio
Quinua – 47 mg
Arroz integral – 5 mg
Cuscuz – 2 mg
Fibras
Quinua – 6,8 g
Arroz integral – 2,7 g
Cuscuz – 2,1 g
Gorduras
Cuscuz – 0,7 g
Arroz integral – 1 g
Quinua – 6,1 g
(Os valores se referem a 100 gramas do alimento cozido)
Placar Saúde
Quinua 3 x Cuscuz 3 x Arroz integral 0