PRORROGAMOS! Assine a partir de 1,50/semana
Continua após publicidade

Combine arroz com feijão

Um dos maiores símbolos da comida brasileira, esse combo oferece uma proteína de altíssima qualidade, capaz de afastar o diabete e a obesidade

Por Thaís Manarini
Atualizado em 22 nov 2018, 10h37 - Publicado em 1 mar 2017, 09h17
arroz-com-feijao
A união desses ícones da alimentação brasileira faz um bem danado (Foto: Tomás Arthuzzi/)
Continua após publicidade

Seduzidos pelo sabor, os brasileiros fazem há tempos uma mistura que, do ponto de vista nutricional, é perfeita. “Os aminoácidos que estão no arroz são os que faltam no feijão e vice-versa”, aponta a nutricionista Ana Beatriz Barrella, da RG Nutri.

A junção dessas moléculas, só para esclarecer, culmina em uma proteína completa. Outra vantagem de mesclar esses alimentos é que, por causa das fibras esbanjadas pelo feijão, o carboidrato ofertado pelo arroz não faz o açúcar disparar no sangue.

E evitar picos glicêmicos é importante para não ter uma enxurrada de insulina na circulação – além de esse processo elevar o risco de diabete, favorece o acúmulo de gordura na barriga. “Dentro de uma dieta variada e equilibrada, o arroz com feijão pode ser consumido no almoço e também no jantar”, avisa Ana.

A porção certa

A nutricionista da RG Nutri afirma que, para conseguir a compensação de aminoácidos, o conselho é trabalhar com a proporção de três para um. Ou seja, três porções de arroz para uma de feijão. Quem vai em cima de quem, aí fica a seu critério.

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Black Friday

A melhor notícia da Black Friday

BLACK
FRIDAY
Digital Completo
Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

Apenas 5,99/mês*

ou
BLACK
FRIDAY

MELHOR
OFERTA

Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba Veja Saúde impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 10,99/mês

ou

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.