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Quinua x cuscuz x arroz integral

Este trio trava uma disputa acirrada: ser estrela de uma refeição principal, junto com a salada e uma carne. Qual será a melhor opção?

Segundo a nutricionista Letícia Mendes, da Estima Nutrição, na capital paulista, quinua, cuscuz e arroz integral fariam bonito no prato – apesar do que sugere o placar abaixo. “Os três são boas fontes de carboidratos”, afirma. E esse é um nutriente bem-vindo nas refeições principais, como o almoço e o jantar. Mas é claro que cada um deles tem suas particularidades. “A quinua, por exemplo, é considerada uma das melhores fontes de proteína do reino vegetal”, conta Letícia.

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O arroz integral pode até não batê-la no quesito fibras, mas representa uma ótima alternativa para tirar proveito dessa substância – que, como você sabe, regula o intestino e dá saciedade. Fora que ele é a dupla perfeita do nosso feijão. De acordo com Letícia, o cuscuz é outro que atua contra a prisão de ventre – e fica especialmente gostoso com peixes e saladas. A dica, mais uma vez, é variar.

Energia

Cuscuz – 113 cal

Arroz integral – 124 cal

Quinua – 336 cal

Carboidratos

Cuscuz – 25,3 g

Arroz integral – 25,8 g

Quinua – 68,3 g

Proteínas

Quinua – 12,1 g

Arroz integral – 2,6 g

Cuscuz – 2,2 g

Cálcio

Quinua – 107 mg

Arroz integral – 5 mg

Cuscuz – 2 mg

Fibras

Quinua – 6,8 g

Arroz integral – 2,7 g

Cuscuz – 2,1 g

Gorduras

Cuscuz – 0,7 g

Arroz integral – 1 g

Quinua – 6,1 g

(Os valores se referem a 100 gramas do alimento cozido)

Placar Saúde

Quinua 3 x Cuscuz 3 x Arroz integral 0

Fonte: tabela brasileira de composição de alimentos (TACO/UNICAMP)

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