Mindful eating, um estilo de vida para melhorar sua relação com a comida
Em livro sobre o tema, autoras defendem uma convivência mais harmoniosa com os alimentos
Como foi sua última refeição? Conseguiu focar no prato ou não tirou os olhos do celular? Sentiu o sinal de saciedade do corpo ou só seguiu comendo até não ter mais nada à vista? Escolheu os alimentos mais pelos nutrientes do que pelo prazer? Para ajudar a quebrar esse ciclo e despertar uma relação mais atenta e harmoniosa com a comida, as nutricionistas Cynthia Antonnacio e Manoela Figueiredo lançaram ontem, em São Paulo, a obra “Mindful Eating – Comer com atenção plena”.
Publicado pela revista SAÚDE, da Editora Abril, o livro é um convite a um novo estilo de vida. “Hoje, negligenciamos muito o momento das refeições”, observou Cynthia durante um bate-papo que precedeu a sessão de autógrafos. Para a especialista, ninguém deve se apegar 100% ao nutricionismo à mesa – calculando carboidratos, proteínas e gorduras. Mais importante do que isso é curtir esse momento, estabelecer uma conexão com a comida e entender os sinais do corpo de fome e saciedade. “Ou alguém vai negar que comer é maravilhoso?”, brincou a nutricionista.
Manoela fez questão de frisar que não se trata de uma dieta. “É um jeito mais amoroso de olhar para a alimentação”, disse. “Mas é crucial lembrar que tudo vem baseado em muita ciência. Esse método pode, de fato, ajudar as pessoas a fazerem as pazes com a comida e, assim, se alimentarem melhor”, acrescentou.
Para que o mindful seja incorporado no dia a dia, o livro está recheado de exercícios e orientações. O objetivo é dar os instrumentos para que cada leitor entre nessa jornada de autoconhecimento e, no fim das contas, revise hábitos alimentares. Embora não seja o objetivo principal do método, uma das consequências talvez seja a perda de peso. Afinal, ao se alimentar de maneira consciente, é possível que o indivíduo acabe comendo menos. Mas sempre, sempre com prazer.