saudeLOGO Created with Sketch.

Benefícios da meditação mindfulness para mulheres acima do peso

Método que prega a atenção plena ao presente tem impacto positivo no estresse e pode até ajudar a combater o diabetes

As terapias integrativas realmente vem ganhando espaço no tratamento contra diversas doenças. Que o diga um estudo capitaneado pela Faculdade de Medicina Penn State, nos Estados Unidos, que colocou à prova os preceitos da meditação mindfulness frente ao excesso de peso e seus prejuízos à saúde. Nessa técnica, o essencial é manter o foco no que se está fazendo a fim de ocupar a mente por completo e espantar emoções negativas.

A prática foi avaliada da seguinte forma: 86 mulheres acima do peso participaram de um programa de mindfulness durante oito semanas e foram acompanhadas ao longo dos quatro meses seguintes. Nesse período, as voluntárias se submeteram a análises dos níveis de estresse, além de terem peso, glicemia (quantidade de açúcar no sangue), pressão arterial e resistência insulínica monitorados.

O resultado, publicado no renomado periódico científico Obesity, indica que esse tipo de intervenção não só auxilia no relaxamento, como contribui para uma menor glicemia em jejum. Isso favorece a prevenção e o tratamento do diabetes, por exemplo. Não houve alterações relevantes quanto aos demais aspectos observados.

Veja também
Newsletter Conteúdo exclusivo para você
E-mail inválido warning
doneCadastro realizado com sucesso!
Comentários
Deixe um comentário

Olá, ( log out )

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s