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Banana ouro, prata ou terra: qual é mais nutritiva?

Além de serem ricos em potássio, esses três tipos de banana têm outros benefícios nutricionais

Por Goretti Tenorio 17 nov 2018, 10h35

A banana pode ter vindo do Sudeste Asiático, mas é brasileira até nas cores, em qualquer etapa de amadurecimento. Quando está verde, por sinal, apresenta grande concentração de leucocianidina, flavonoide estudado por suas propriedades cicatrizantes.

Das três variedades aqui comparadas, nenhuma deixa a desejar na dose de potássio, com ligeira vantagem para a prata. Boa pedida para os esportistas, que precisam se proteger das cãibras.

“O trio é fonte também de um mineral curinga, o magnésio“, destaca Nicole Trevisan, nutricionista de São Paulo. “Ele atua em diferentes funções no corpo, incluindo a frequência cardíaca e o relaxamento muscular”, explica.

No quesito sabor, a banana-ouro é mais doce e conquista o paladar das crianças. Só não se deixe enganar pelo tamanho: embora menorzinha, ela não economiza nas calorias.

Já a banana-da-terra é muito apreciada assada ou grelhada. Um ingrediente bem valorizado em receitas vegetarianas.

  • Energia

    Prata – 98 cal

    Ouro – 112 cal

    Terra – 128 cal

    Potássio

    Prata – 358 mg

    Ouro – 355 mg

    Terra – 328 mg

    Magnésio

    Ouro – 28 g

    Prata – 26 g

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    Terra – 24 g

    Carboidrato

    Prata 26 g

    Ouro – 29,3 g

    Terra – 33,7 g

    Vitamina C

    Prata – 21,6 mg

    Terra – 15,7 mg

    Ouro – 7,5 mg

    Fibras

    Ouro 2 g

    Prata – 2 g

    Terra – 1,5 g

    (Os valores se referem a 100 gramas do alimento)

    Placar SAÚDE

    Prata 4 x Ouro 2 x Terra 0

    Fonte: Tabela Brasileira de Composição de Alimentos (Taco/Unicamp)

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