Clique e Assine a partir de R$ 12,90/mês

Pratos veganos são sucesso em restaurantes

Levantamento mostra que muitos brasileiros já pedem essas opções

Por Thaís Manarini 25 set 2021, 17h14

Uma pesquisa encomendada pela Sociedade Vegetariana Brasileira (SVB) ao Ipec (Inteligência em Pesquisa e Consultoria) revela que, entre quase 2 mil entrevistados, mais de 30% escolhem pratos veganos em restaurantes quando a informação é destacada no menu.

Segundo a nutricionista Alessandra Luglio, da SVB, por muito tempo os vegetais foram vistos somente como guarnição — o posto de estrela ficava para a proteína animal. “Quando os papéis se invertem, e o chef usa técnicas gastronômicas para entregar um prato vegano com sabor, beleza e textura, as pessoas se sentem seduzidas”, analisa.

Ela nota, ainda, que há cada vez mais gente buscando reduzir a proteína animal na rotina, sem necessariamente virar vegetariana ou vegana.

vegetarianismo
Gráfico: Laura Luduvig/SAÚDE é Vital

Procura ativa

Um mapa produzido pela SVB reúne estabelecimentos que já oferecem pratos à base de vegetais. Batizado de “Onde Tem Opção Vegana”, o recurso reúne mais de 3,2 mil restaurantes e lanchonetes no Brasil.

Caso algum local que o usuário conheça não faça parte da relação, é possível solicitar a inclusão. Para explorar o mapa, clique aqui.

+ LEIA TAMBÉM: A dieta que vai salvar você e o planeta

Segunda sem Carne

Uma parcela de quem fica alguns dias sem proteína animal é adepta desse movimento, que chegou ao Brasil em 2013. “Aqui, a introdução foi feita por meio de políticas públicas, em escolas, creches e programas de assistência social, por exemplo”, relata Alessandra.

Várias empresas também instituíram a Segunda sem Carne nos refeitórios. Não à toa, a campanha brasileira é a maior do mundo.

  • Continua após a publicidade
    Publicidade