Para emagrecer, é melhor correr ou fazer musculação?
Uma das perguntas mais feitas por aí é objeto de esclarecimentos do nosso colunista
Todos já ouvimos defesas apaixonadas sobre o melhor plano para se livrar dos quilinhos a mais. Há quem diga que basta comer menos e ponto: emagreceremos de forma inequívoca. Outros defendem que, se você não partir para o tipo de exercício certo, nada feito em relação à balança.
Porém, a ciência não existe para agradar opiniões pessoais.
Quando se avalia qual a melhor atividade física para emagrecer, sugiro cuidado com algumas ideias e até explicações ditas científicas sobre o tema. Pequenas confusões de interpretação podem levar a conclusões precipitadas.
Antes de mais nada, temos que esclarecer o que é emagrecer. Sim, emagrecer é diferente de perder peso.
+ LEIA TAMBÉM: Novas orientações para emagrecer com saúde
Podemos ganhar músculos e perder gordura, mantendo o mesmo peso… E estaremos emagrecendo. Ou podemos ganhar músculos e continuar com um nível elevado de gordura… E aí emagrecemos. Ou, ainda, podemos perder gordura e manter a massa muscular estável… E emagrecemos.
Emagrecer tem a ver, portanto, com reduzir o percentual de gordura do corpo. E qual exercício interfere mais nesse processo? A ciência investigou as possibilidades e chegou à seguinte constatação.
Para perder gordura, preservando a massa muscular, o treinamento aeróbio (correr, nadar, pedalar etc.) resolve. Mas, para preservar a gordura, elevando a massa muscular, a musculação é mais eficiente.
Agora, se o objetivo for reduzir a gordura e elevar a massa muscular, a combinação dos dois é o mais indicado.
Então, ao definir qual modelo de emagrecimento você deseja, alinhe com seu professor de educação física a melhor estratégia para chegar ao destino.
E bom treino!