saudeLOGO Created with Sketch.

Mindfulness + dieta e exercício = maior perda de peso

Quando somada a mudanças na alimentação e na atividade física, a técnica de meditação e atenção no presente potencializa o emagrecimento no longo prazo

Cada dia mais popular e estudado por seus efeitos na saúde, o mindfulness protagoniza uma descoberta de peso na Universidade McGill, no Canadá. Ao analisar informações de 1 200 pessoas acompanhadas em 19 pesquisas, os cientistas observaram que aquelas que aderiram à técnica de atenção plena conseguiam perder mais peso ao longo do tempo em comparação com quem se dedicava exclusivamente ao binômio dieta e exercício.

Segundo o psicobiólogo Ricardo Monezi, do Núcleo de Medicina e Práticas Integrativas da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), a concentração no presente tem repercussão direta na nossa relação com a comida. “O mindfulness permite uma reeducação alimentar por meio da ressignificação das nossas emoções”, explica. E isso abre caminho a uma postura mais harmônica e controlada na rotina, inclusive à mesa.

Faça você mesmo

Pesquisadora da Unifesp e instrutora de mindfulness, Vera Salvo dá ideias para a prática caber no dia a dia

Foco no prato

Para se concentrar plenamente na comida ou na cozinha, desligue a TV e deixe o celular no silencioso. Sinta aromas, texturas e experiências típicos desse momento.

Sábias escolhas

Veja tudo que está disponível no bufê antes de se servir – assim, você seleciona os alimentos com calma e convicção. Para isso, também é essencial saber ouvir o que o corpo pede.

Toda garfada importa

Enquanto mastiga, muitas vezes você está com os talheres prontos para a próxima mordida, certo? Que tal deixá-los de lado em alguns momentos e saborear direito a refeição?

Comentários
Deixe um comentário

Olá, ( log out )

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s