Clique e assine VEJA SAÚDE por R$ 6,90/mês

Brasileiros estão cada vez mais viciados no celular

Tempo médio de uso do smartphone mais do que dobrou nos últimos quatro anos - o que pode afetar a saúde de várias formas

Por Lucas Agrela (Exame.com) - Atualizado em 28 jun 2018, 10h53 - Publicado em 30 Maio 2017, 17h41

Quanto tempo você passa por dia usando o celular? A média dos brasileiros é a mais alta do mundo: quatro horas e 48 minutos. Os dados são de um levantamento da empresa de estatísticas Statista e são referentes ao ano de 2016.

China, Estados Unidos, Itália e Espanha são os demais países que compõem o top 5 de maior tempo de uso do smartphone ao longo de um dia. Respectivamente, suas médias são de três horas e três minutos; duas horas e 37 minutos; duas horas e 34 minutos; e duas horas e 11 minutos.

No Brasil, o tempo de uso do aparelho mais do que dobrou em quatro anos. Em 2012, a média era inferior a duas horas diárias – em 2016, já estávamos à beira das cinco horas.

Com o número crescente de smartphones pelo país e o aumento do tempo de uso desses aparelhos, organizações de preocupam com o bem-estar dos brasileiros e o uso de tecnologia. É o caso Instituto Delete, especializado em detox digital e institucionalizado na Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Para saber se você está viciado no uso do celular, você pode responder a um questionário que lhe dá um diagnóstico com base no seu caso. O quiz foi desenvolvido no Instituto de Psiquiatria da UFRJ, por Anna Lucia King e Eduardo Guedes, ambos pesquisadores do Instituto Delete. O questionário pode ser acessado aqui.

Veja a seguir o ranking elaborado pelo Statista que mostra o tempo de uso médio do celular em 10 países com os índices mais altos do mundo.

ranking
Statista/Divulgação

Este conteúdo foi publicado originalmente na Exame.com

Continua após a publicidade
Publicidade