Clique e Assine a partir de R$ 12,90/mês

Uma batata-doce mais nutritiva

Nova espécie tem a polpa alaranjada, que acusa a presença de doses fartas de betacaroteno

Por Thaís Manarini Atualizado em 1 out 2021, 10h33 - Publicado em 30 set 2021, 12h21

Pesquisadores da Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (Esalq) da Universidade de São Paulo, em Piracicaba, e do Instituto Agronômico de Campinas, também no interior paulista, desenvolveram um cultivar de batata-doce de polpa laranja, sinal claro do acúmulo de betacaroteno. A substância é precursora da vitamina A, protetora das nossas células.

O engenheiro-agrônomo Fernando Piotto, professor da Esalq, conta que a nova versão chega a ter cerca de dez vezes mais betacaroteno do que a batata-doce convencional. “Além disso, segue com o mesmo sabor aceito”, comenta. A expectativa é que os produtores tenham acesso às ramas até o início de 2022. Se houver plantio, em meados de junho ela estará no mercado.

Não é transgênico

Piotto explica que a batata-doce turbinada foi obtida por meio de um melhoramento genético clássico — que não tem nada a ver com transgenia. Nesse processo, os cientistas cruzam variedades com características desejáveis, como boa produtividade, sabor agradável e riqueza em certa substância, até chegar a um cultivar que combine todos os atributos. “Isso ocorre desde que o homem dominou a agricultura”, afirma.

+ LEIA TAMBÉM: Você sabe o que são antioxidantes e como eles defendem nosso corpo?

Tá tudo lá

Nutrientes da batata-doce tradicional também estão na de polpa alaranjada

  • Carboidratos: “Só se forma uma raiz tuberosa quando ela tem acúmulo de carboidrato”, diz Piotto. O nutriente é reconhecido por ser fonte de energia.
  • Potássio: Além da famosa ação contra câimbras, o mineral atua no sentido oposto ao do sódio: ou seja, auxilia no relaxamento dos vasos. Bom para a pressão.
  • Fibras: Elas fazem com que a absorção da porção de carboidratos seja mais lenta, o que evita picos de açúcar no sangue e contribui para a saciedade.
  • Vitaminas do complexo B: As vitaminas desse time são ligadas ao bom humor. Para aproveitá–las bem, cozinhe o vegetal com casca. Aliás, essa parte é cheia de fibras. Vale manter.
  • Continua após a publicidade
    Publicidade