saudeLOGO Created with Sketch.

Quer comer nuggets? Aprenda uma receita caseira e saudável

Sim, é possível agregar valor nutricional a esse preparo com frango e diminuir a quantidade de gordura e sódio. Ensinamos o passo a passo

Os nuggets são aqueles franguinhos empanados que atraem sobretudo a criançada. Mas a versão industrializada tem algumas características que tornam o consumo frequente dessa gostosura pouco indicado, como níveis consideráveis de gorduras e sódio – a combinação é uma ameaça ao peso e à pressão arterial.

Porém, basta um pouco de ânimo para ir à cozinha e preparar um nugget caseiro adequado para o dia a dia. E sabe o que é mais legal? A receita é bem modulável. Se quiser colocar mais peixe na rotina da família, por exemplo, dá para trocar o frango por um pescado. O problema é a falta de vegetais? Sem crise: acrescente cenoura e abobrinha moídas aos ingredientes. Quem não encontrar farinha de milho em casa pode empanar com fubá, rico em nutrientes.

Vamos lá? Quem ensina a receita é a nutricionista Gabriela Kapim, apresentadora do canal GNT.

Nuggets

Ingredientes
500 g de peito de frango (ou filé de tilápia)
1 cebola pequena
1 colher (sopa) de cebolinha
Sal e pimenta a gosto
1 fatia de pão integral
1 ovo batido
200 g de farinha de milho

Modo de preparo
Processe o peito de frango e reserve. Faça o mesmo com a cebola e a cebolinha. Junte os temperos com o frango, acrescente o pão esfarelado e misture tudo. Forme bolinhas nos moldes de nuggets. Passe cada uma no ovo batido e, em seguida, na farinha de milho. Ajeite os nuggets na fôrma untada – não deixe se encostarem. Asse-os por 20 minutos, virando-os aos 10 minutos para dourarem dos dois lados. Está pronto!