Lichia: conheça os benefícios da fruta e saiba como plantar em casa
De origem asiática, a lichia é rica em vitaminas e antioxidantes - e, apesar de docinha, mal tem calorias
Embora tenha se tornado uma presença mais frequente na dieta de quem quer uma alimentação variada e saudável, a lichia é exótica no Brasil. Ela é nativa da Ásia, mais especificamente da China e da Índia.
Mas, por ser uma planta tropical, encontrou boas vindas não só no prato dos brasileiros, mas também nos quintais de quem quer se aventurar a plantar um pé de lichia. Afinal, os frutos não são apenas saborosos e adocicados, mas também ricos em vitaminas e antioxidantes, tornando-a uma aliada da nutrição equilibrada.
Conheça mais sobre a fruta abaixo.
+Leia também: Quer cuidar da dieta e do ambiente? Priorize frutas e hortaliças nativas
Quais os benefícios da lichia?
Os benefícios do consumo da lichia à saúde se devem à presença de vitamina C, mas não se restringem a isso. As frutas também contêm potássio, magnésio e algumas vitaminas do complexo B.
Já os antioxidantes presentes na fruta contribuem no combate aos radicais livres no corpo, associados ao envelhecimento celular.
Os nutrientes da lichia têm um melhor aproveitamento quando ela é consumida fresca, in natura, mas a versão desidratada também é saborosa.
Além disso, a lichia é uma fruta com bastante água e poucas calorias. Por isso, virou queridinha de quem busca uma dieta com baixo nível calórico.
+Leia também: Frutas secas são, sim, uma boa pedida
A lichia é perigosa?
A lichia ganhou fama de potencialmente perigosa à saúde devido a um estudo publicado na revista The Lancet. É que cientistas encontraram uma relação entre o consumo da planta e a morte de crianças na Índia.
Mas não precisa se preocupar – a culpa não é da fruta em si. Segundo os pesquisadores, o problema está em consumir grandes quantidades de lichia de estômago vazio, quando há uma situação de desnutrição.
A razão disso é uma toxina presente na fruta chamada hipoglicina, que diminui a glicemia no sangue. Assim, quando a lichia foi consumida em excesso por pessoas em vulnerabilidade, que estavam desnutridas, a baixa na glicemia causou encefalopatia.
De forma geral, não é preciso se alarmar. É seguro consumir a fruta, desde que em quantidades normais e acompanhada de uma dieta balanceada.
Como ter um pé de lichia em casa?
Apesar de ter origem na Ásia, a planta se adapta bem ao clima brasileiro. Dá até para plantar uma muda só a partir dos caroços da lichia. Saiba como a seguir:
- O primeiro passo é separar os caroços da lichia e limpá-los bem;
- Depois, você precisa de um pote plástico, com furos na tampa. Coloque algodão ou papel toalha no recipiente;
- Adicione os caroços e tampe o pote. Deixe-o no sol de 10 a 15 dias;
- No pote, as sementes vão germinar. Aí, é só colocá-las em um vaso. O vaso deve ser preenchido com dois dedos de brita e com o restante de terra;
- A lichia deve ser plantada a mais ou menos dois centímetros de profundidade.
A árvore da lichia prefere ficar em lugares com alta exposição de sol. Ela também se adapta melhor se planta nos meses entre janeiro e março.
Vai demorar um pouco para colher os frutos: são em média três anos para que os primeiros nasçam. E se planeje para o futuro: apesar de ser possível plantar a muda em um vaso, as árvores de lichia podem alcançar até 15 metros de altura.