saudeLOGO Created with Sketch.

Lichia e jabuticaba

Descubra qual dessas frutas tem mais nutrientes

De cores vibrantes, a casca das duas frutas esconde, no interior, polpas quase translúcidas. E as coincidências não param por aí. “Tanto a jabuticaba quanto a lichia apresentam alto teor de vitamina C, um nutriente com importante ação antioxidante”, revela a nutricionista Paula Honda, da RGNutri Consultoria Nutricional, em São Paulo.Entre os feitos da vitamina — que aparece em maior quantidade na lichia — está evitar danos nas células, melhorar a absorção do ferro e fortalecer o sistema imunológico.

Já a jabuticaba pode se gabar por ser rica em manganês, mineral essencial para a saúde óssea. Mais uma vantagem é que sua casca, cheia de fibras e antocianinas — outro antioxidante poderoso —, cai bem em compotas, geleias e até chás.

Mas será que essas frutas têm algum ponto fraco? “Sim, a sazonalidade”, diz Paula. O melhor mês para comprar a jabuticaba, por exemplo, é setembro, enquanto a lichia dá as caras em dezembro. “E, por causa das festas de final de ano, seu valor é elevado”, lembra a nutricionista.

Energia
Jabuticaba 58 cal
Lichia 66 cal

Fósforo
Lichia 31 mg
Jabuticaba 15 mg

Zinco
Jabuticaba 0,3 mg
Lichia 0,007 mg

Fibras
Lichia 3 g
Jabuticaba 2,3 g

Manganês
Jabuticaba 0,3 mg
Lichia 0,03 mg

Vitamina C
Lichia 71,5 mg
Jabuticaba 16,2 mg

(Os valores se referem a 100 gramas das frutas)

PLACAR SAÚDE

Jabuticaba 3 x 3 Lichia (empate)