Clique e Assine VEJA SAÚDE por R$ 9,90/mês
Continua após publicidade

Conheça 5 benefícios do cupuaçu

Fruta geralmente associada ao cacau tem sabor de sobra para ser a estrela de receitas sem precisar fazer referência ao parente famoso

Por Maurício Brum
8 jul 2024, 13h52

Nativo da região amazônica, o cupuaçu é uma fruta tipicamente brasileira conhecida por sua semelhança com outro produto encontrado na região – o cacau.

De sabor naturalmente doce, o que o torna uma estrela em sobremesas e substitutos do próprio chocolate, o cupuaçu pode ser destaque de vários preparados por si só.

Além de saboroso, ele conta com uma série de benefícios que podem contribuir com a sua saúde, sempre associados a uma dieta saudável e a um estilo de vida ativos.

+Leia também: As 70 frutas e plantas brasileiras que esbanjam saúde

Saiba mais:

1. Proteção ao coração

Como ocorre com outras frutas, o cupuaçu tem um alto potencial antioxidante. Isso é benéfico para o corpo de modo geral, já que o combate aos radicais livres promovido por esses alimentos ajuda contra o envelhecimento precoce e o desenvolvimento de doenças crônicas no futuro.

Continua após a publicidade

No cupuaçu, em especial, um dos maiores benefícios está relacionado à saúde cardiovascular, graças à presença de potássio, um nutriente que ajuda a regular a circulação sanguínea, e também à teobromina, um vasodilatador e anti-inflamatório importante para outro benefício associado à fruta…

2. … o cupuaçu também dá energia

A teobromina é um composto “parente” da cafeína, tornando o cupuaçu uma alternativa interessante para quem quer um empurrão a mais na disposição, mas precisa evitar o uso de produtos derivados do café ou outros energéticos.

3. Reforço de vitaminas

O cupuaçu é fonte de vitaminas, com destaque para a vitamina C. São cerca de 25 mg a cada 100 gramas da fruta. Ele fica longe dos níveis vistos em frutas como a laranja, o kiwi ou a acerola, mas também ajuda a reforçar a saúde geral do corpo e o sistema imunológico quando inserido na rotina junto a outros hábitos saudáveis.

4. Ajuda na digestão

As fibras presentes no cupuaçu contribuem para um melhor funcionamento do intestino. Inseri-lo na alimentação, como ocorre com outras frutas, legumes e verduras, ajuda a prevenir quadros de prisão de ventre. É importante, também, manter a hidratação em dia para que esse benefício apareça mais.

5. Amigo das dietas

O cupuaçu tem um número relativamente pequeno de calorias e se destaca pela doçura. Para quem não abre mão desse sabor no dia a dia, isso pode torná-lo um substituto interessante para itens mais  calóricos.

Continua após a publicidade

Além disso, as fibras presentes no cupuaçu ajudam com a sensação de saciedade, o que pode colaborar para ter menos fome ao longo do dia. Nenhuma comida promove o emagrecimento por si só, mas o cupuaçu pode ajudar na transição para uma rotina alimentar focada na perda de peso.

Como inserir o cupuaçu na dieta

A maneira mais prática de consumir o cupuaçu sem perder seus benefícios é in natura ou em sucos. Ele também é queridinho de preparados doces, podendo dar textura a iogurtes ou sorvetes, por exemplo – mas, neste caso, é bom cuidar para a preparação não adicionar açúcar e gorduras demais, que anulam as vantagens que se está buscando com a fruta.

Mas ele pode não ser para todo mundo: pessoas com refluxo devem evitar essa fruta, pois os efeitos da teobromina podem só aumentar desconfortos associados à azia.

Outro derivado famoso do cupuaçu é o chamado “cupulate”, um doce semelhante ao chocolate – mas, neste caso, ele é feito a partir das sementes da fruta, não da polpa, que destacamos acima.

Compartilhe essa matéria via:
Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Domine o fato. Confie na fonte.

10 grandes marcas em uma única assinatura digital

MELHOR
OFERTA

Digital Completo
Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 9,90/mês*

ou
Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba Veja Saúde impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 14,90/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a 9,90/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.