Clique e Assine a partir de R$ 6,90/mês

Compare: acelga e repolho branco

Quem será que leva a melhor nesse embate?

Por Thaís Manarini Atualizado em 5 jul 2017, 12h01 - Publicado em 30 jun 2016, 15h59

Tem gente que confunde as duas hortaliças, ainda mais se estiverem picadinhas na salada. Embora sejam espécies diferentes, dá pra dizer que carregam outra afinidade além da visual: ambas proporcionam certas bençãos nutricionais. No duelo, o repolho se destaca pelo teor de fibras, que zelam pelo intestino e pelas artérias. A acelga revida com a sua carga de minerais – destaque para o potássio, que ajuda a afastar a pressão alta.

Para quem torce o nariz pro repolho em função dos gases, a nutricionista Andréa Esquivel, expert em gastronomia saudável de São Paulo, indica uma passagem pela panela para refogar. Aliás, com criatividade, os dois vegetais rendem receitas apetitosas. Andréa ensina que a acelga pode virar uma trouxinha para abrigar ricota, cenoura ralada, uvas passas… O repolho, por sua vez, pode ser recheado com carne moída e ir ao forno. Agora, se a ideia é testar o conhecimento visual dos convidados, saiba que ambos servem para montar os charutinhos da culinária árabe.

Energia

Repolho- 17 cal

Acelga- 21 cal

Carboidratos

Repolho- 3,9 g

Acelga- 4,6 g

Potássio

Acelga – 240 mg

Repolho- 150 mg

Fibras

Repolho- 1,9 g

Continua após a publicidade

Acelga – 1,1 g

Cálcio

Acelga – 43 mg

Repolho- 35 mg

Vitamina C

Acelga – 22,6 mg

Repolho- 18,7 mg

(Os valores se referem a 100 gramas dos alimentos crus)

Placar Saúde

Acelga 3 x Repolho 3

Empate

Fonte: tabela brasileira de composição de alimentos (TACO/UNICAMP)

Continua após a publicidade
Publicidade