Outubro Rosa: 7 passos para diminuir o risco de câncer (não só de mama)
Médico ensina as principais recomendações da ciência para fugir dos tumores
A palavra câncer pode despertar medo, mas a verdade é que, em muitos casos, o poder está em nossas mãos para diminuir as chances de desenvolvê-lo. Com atitudes conscientes e escolhas saudáveis, é possível mudar a direção da nossa saúde e prevenir uma série de doenças, incluindo os tumores.
Este é o momento de tomar as rédeas da sua vida e se comprometer com um futuro mais saudável. Vamos juntos descobrir os 7 passos fundamentais para a prevenção do câncer.
1) Diga não ao tabaco
Se você ainda não ouviu, vale repetir: o tabaco é um dos maiores inimigos da saúde. Fumá-lo ou mascá-lo pode aumentar drasticamente o risco de desenvolver câncer em várias partes do corpo, como pulmões, boca, garganta, e até mesmo pâncreas. Mas não é só quem fuma que está em perigo — até o fumo passivo pode prejudicar a saúde.
Este é o momento de dizer não. Se você fuma, busque apoio para parar. E se nunca fumou, mantenha-se assim. A decisão de abandonar o tabaco é uma das mais poderosas que você pode tomar para proteger sua vida.
+Leia também: Parar de fumar é preciso! can
2) Alimente bem seu corpo
O que você coloca no seu prato reflete diretamente na sua saúde. A cada refeição, você tem a chance de nutrir seu corpo com alimentos que ajudam a prevenir doenças, inclusive o câncer. Uma dieta rica em frutas, vegetais, grãos integrais e proteínas magras pode ser sua aliada nessa luta.
Reduza o consumo de alimentos ultraprocessados, como carnes embutidas, e de bebidas alcoólicas. A alimentação é um combustível poderoso para o seu corpo e pode ser o seu escudo contra as neoplasias.
3) Mantenha-se em movimento
O sedentarismo é o caminho mais curto para doenças como o câncer. Em contrapartida, um estilo de vida ativo ajuda a manter seu corpo longe de riscos. A prática de exercícios físicos regula o peso, melhora o sistema imunológico e pode reduzir o risco de câncer de mama, cólon, e muitos outros.
Não precisa ser um atleta para se beneficiar do movimento. Caminhar, dançar, nadar ou praticar ioga — qualquer atividade que aumente seus batimentos cardíacos já é um grande passo para um futuro mais saudável. O importante é manter-se em movimento e fazer do exercício um hábito constante na sua vida.
+Leia também: Um guia de exercícios para combater o câncer
4) Proteja sua pele
O sol é para ser aproveitado com segurança. O câncer de pele é uma das formas de câncer mais comuns, mas também uma das mais fáceis de prevenir. A exposição solar, especialmente nos horários de pico (entre 10h e 16h), sem proteção adequada, pode aumentar seu risco significativamente.
O cuidado deve ser uma rotina. Use protetor diariamente, mesmo em dias nublados, e reaplique a cada duas horas ou após nadar ou transpirar. Chapéus, óculos de sol e roupas que cubram a pele são mais que acessórios — são escudos contra os efeitos nocivos do sol.
E lembre-se: camas de bronzeamento artificial são tão perigosas quanto o sol sem proteção. Use com moderação!
5) Se vacine
Nem todo mundo sabe, mas algumas infecções virais podem aumentar o risco de certos tipos de câncer. É o caso da hepatite B, que está ligada ao tumor de fígado, e do HPV, associado ao câncer de colo do útero, além de outros tipos de tumores genitais e da garganta.
Vacinar-se é uma forma fundamental de prevenção.
Converse com seu médico sobre as opções de imunizantes contra o HPV, indicados para meninas e meninos, e sobre os que protegem contra a hepatite B. A ciência está a seu favor, e vacinas são uma das formas mais eficazes de proteger sua saúde a longo prazo.
+Leia também: Vacina contra o câncer do colo de útero pode eliminar tumores
6) Evite comportamentos de risco
Certas escolhas podem aumentar seu risco de contrair infecções que despertam o risco de nódulos malignos. Por exemplo, praticar sexo seguro com preservativo pode prevenir infecções como o HIV e o HPV, associados a neoplasias. Limitar o número de parceiros e evitar comportamentos de risco com drogas injetáveis também são atitudes essenciais.
Além disso, se você estiver em dúvida sobre comportamentos ou práticas que possam colocar sua saúde em risco, não hesite em buscar ajuda. O autocuidado é o maior gesto de amor que você pode ter consigo mesmo.
+Assine a newsletter de VEJA SAÚDE
7) Acompanhe sua saúde
Você sabia que a detecção precoce pode ser a chave para a cura do câncer? Quando descoberto em estágio inicial, o câncer tem muito mais chances de ser tratado com sucesso.
Isso significa que fazer acompanhamento médico regular pode ser literalmente uma questão de vida ou morte. Converse com seu médico sobre os exames recomendados para você, de acordo com sua idade, histórico familiar e fatores de risco.
Exames como mamografias, Papanicolau, colonoscopia e exames de pele são essenciais para detectar tumores precocemente e dar a você a melhor chance de tratamento.
O Poder está em suas mãos
Cada decisão de cuidar melhor da sua alimentação, manter-se ativo, proteger sua pele, vacinar-se ou fazer exames é uma escolha por um futuro mais saudável.
O câncer pode ser uma realidade assustadora, mas com ações preventivas e um olhar atento para os sinais do corpo, você pode se proteger e viver uma vida plena. A prevenção é sempre o melhor tratamento — e começa hoje, com você.
*Felipe Roth Vargas é médico radiologista, coordenador do departamento de Radiologia Intervencionista da Beneficência Portuguesa de São Paulo e fundador do Manual de Radiologia Intervencionista (Mari)
Este texto foi produzido em uma parceria exclusiva entre VEJA SAÚDE e Brazil Health