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Alimentação mais saudável com a inclusão digital de produtores locais

Foodtechs brasileiras promovem digitalização e crescimento de pequenos fornecedores de produtos naturais, ampliando o ecossistema da alimentação saudável

Por Marcos Iazzetti, digital lead do Nutritivo*
21 ago 2021, 08h33

A escolha por alimentos naturais passou por uma evolução durante a pandemia da Covid-19. Nos últimos 18 meses, o setor encarou uma série de desafios e ultrapassou barreiras como a superestocagem no início de 2020, a escassez de canais qualificados para geração de uma nova demanda digitalizada, a dependência de feiras de rua com movimentação reduzida e a dificuldade de gestão financeira das produções familiares em período de crise.

De acordo com a Associação Brasileira da Indústria de Alimentos (ABIA), o mercado alimentício brasileiro faturou cerca de 789,2 bilhões de reais em 2020, representando um aumento de quase 13% em relação ao ano anterior. Além disso, o segmento de bebidas e alimentos gerou mais de 20 mil novos postos de emprego, taxa de 1,2% acima do registrado em 2019, tornando-se o maior empregador na indústria de transformação do país, com 1,68 milhão de contratações diretas.

Diante de todo o cenário apresentado, a produção familiar de alimentos representa hoje 17% desse mercado, movimentando boa parte da economia local e gerando trabalho e renda para diversas comunidades rurais, além de ter participação significativa na produção e na distribuição dos alimentos que vão para a mesa dos brasileiros.

E, com as novas dinâmicas de consumo, quem tem construído uma ponte cada vez mais robusta entre produtores e consumidores são as foodtechs. Posso falar pela nossa experiência com a Nutritivo: ao selecionar um grupo de pequenos produtores do interior de São Paulo, conseguimos não só ampliar as vendas deles como mantê-los em conexão com seus clientes, que agora buscam informações online sobre produtos naturais, orgânicos e saudáveis.

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Para isso, a startup criou o Fundo Local, introduzindo esses pequenos fornecedores no mundo digital. Trata-se de uma iniciativa que garante exposição online sem custo e respeita a produção e a saúde financeira das vendas do produtor. Desde novembro de 2020, o projeto já ajudou a distribuir produtos locais para outros nove estados brasileiros.

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O início desse trabalho consiste no envio de um lote de produtos para ser fotografado em estúdio profissional e adequado ao padrão dos concorrentes. A partir daí, suas descrições são elaboradas, revisadas com métricas de SEO  e já programadas em linguagem HTML, de forma que esse material seja inserido em um ambiente digital de integração com demais marketplaces, como Magalu, Mercado Livre, entre outros.

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“Poder vender também online passou a ser uma aposta diferente durante a pandemia. O movimento mudou e achamos na internet uma alternativa. Nossos produtos levam carinho e atenção no atendimento nas feiras e poder saber que isso é passado digitalmente aos nossos clientes nos faz pensar em um futuro ainda mais promissor”, relatou a fundadora da Visão Orgânica, Roseli Lopes, que vive atualmente o processo de digitalização de seus produtos por meio do Fundo Local.

Dessa forma, as escolhas de alimentos naturais trazem não apenas benefícios nutricionais aos consumidores, mas também garantem a inclusão digital de pequenos produtores locais, gerando impacto positivo em todas as entregas realizadas em diferentes estados brasileiros, além de contribuir diretamente com a situação econômica de comunidades rurais.

* Marcos Iazzetti é digital lead e cofundador da foodtech Nutritivo

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