Suco de beterraba: benefícios e cuidados com a bebida usada no pré-treino
Consumo da beterraba em forma de suco traz várias vantagens nutricionais, mas não faz milagres. Conheça seus nutrientes!
A lista de benefícios é extensa, mas nenhuma comida ou bebida traz resultados sozinha, sem mudanças de hábitos ocorrendo em conjunto. A frase se aplica a vários preparados que fazem promessas milagrosas para a saúde, e também é o caso do suco de beterraba.
Com inegáveis vantagens nutricionais, a beterraba deve ser incluída em uma rotina de alimentação saudável e exercícios físicos regulares. Especialmente quando a ideia é usar o suco no pré-treino, uma das maneiras que popularizaram o consumo da bebida nos últimos tempos.
Rico em nitrato, flavonoides, vitamina C e betacaroteno, o suco de beterraba é marcado pelo sabor forte e adocicado, com potencial antioxidante, relaxante e anti-inflamatório.
+Leia também: De beterraba a leite: como deve ser a dieta de quem se exercita
Quais são os principais benefícios do suco de beterraba?
Além de ser um grande aliado de dietas devido ao baixo valor calórico (um copo de suco de 100 ml tem algo próximo de 40 calorias), a bebida de beterraba pode auxiliar o organismo de diversas formas.
Veja abaixo alguns benefícios do suco de beterraba:
- Auxilia na circulação: os nitratos promovem o relaxamento dos vasos sanguíneos, tornando esse alimento um aliado no controle da hipertensão;
- Saúde dos olhos: o betacaroteno, embora mais famoso por estar na cenoura, também está presente na beterraba. Ele é um componente da síntese da vitamina A, importante para a saúde ocular;
- Contribuiria para reduzir o risco de câncer: a presença de betalaína, flavonoides e betacaroteno tornam o suco uma bebida com grande potencial antioxidante e anti-inflamatório, o que diminui o estresse oxidativo e crescimento de células tumorais. É importante destacar que nem a beterraba nem qualquer alimento fornecem uma proteção garantida contra o câncer, mas fazem parte de uma rotina de hábitos saudáveis que diminuem a propensão à doença.
Para bombar o sabor, o suco de beterraba costuma aparecer combinado com outros vegetais com benefícios semelhantes, como gengibre e cenoura.
Vale destacar ainda que, embora a beterraba costume ser citada como uma aliada no combate à anemia, seu teor de ferro não é tão alto assim.
O consumo continua sendo recomendado em função dos outros benefícios (e com os devidos cuidados para quem tem pedras nos rins), mas não vale usá-la como substituta de outros alimentos que realmente têm ferro, como carne e feijão.
É possível usar o suco de beterraba como pré-treino?
Alguns estudos vêm atestando os benefícios do suco de beterraba antes de atividades físicas. A peça mais importante nessa dinâmica seria a presença do nitrato e seus impactos na circulação: por ajudar na vasodilatação e no controle da pressão arterial, a beterraba é aliada de uma melhor oxigenação do organismo, algo importante para os músculos durante o exercício.
Um estudo no Reino Unido indicou um resultado 7% melhor em pessoas que fizeram treino de membros inferiores após consumir suco de beterraba, comparado a um grupo que não fez uso da bebida. Na Espanha, outro teste indicou que pessoas que tomaram o suco antes de uma corrida de 4km percorreram o trajeto mais rápido.
Esses benefícios, porém, ainda precisam de mais estudos para serem corretamente quantificados.
Existe algum cuidado no consumo de suco de beterraba?
A beterraba crua tem uma quantidade alta de ácido oxálico (oxalato), uma substância que favorece a formação de pedras nos rins se for consumida em grandes volumes.
O equivalente de beterraba crua que contenha o volume aconselhável de oxalato diário (50mg) é próxima de uma colher de sopa, portanto recomenda-se cozinhar o vegetal caso você vá consumir suco de beterraba em grandes quantidades. É a forma de retirar o excesso de ácido oxálico da composição.
Pessoas com predisposição na formação de cálculos nos rins não devem fazer uso dessa bebida sem consultar um médico antes.