Semente de urucum pode emagrecer o fígado
Pesquisa mostra que extrato da fruta ajuda a reduzir o acúmulo de gordura nesse órgão
Essa espécie brasileira, mais famosa pela tintura, tem componentes que modulam a maneira como o nosso corpo processa moléculas de gordura.
Atenta a isso, a startup Rubian Extratos, criada por ex-alunos da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), encomendou uma pesquisa junto à Faculdade de Engenharia de Alimentos da instituição para entender se o óleo da semente de urucum teria potencial para desinflar o organismo, particularmente o fígado.
E os testes iniciais foram positivos. “O extrato pode ser útil contra a obesidade, melhorando o colesterol e o perfil hepático”, diz o professor Mário Maróstica Júnior, que conduziu o estudo com o suplemento, já submetido à avaliação da Anvisa.
+Leia também: Novo remédio promete reduzir gordura e até lesões no fígado
Não tem milagre na semente
Se aprovado, o suplemento à base de sementes de urucum terá uma indicação clara: pessoas com sobrepeso ou obesidade e esteatose hepática.
Ele não visará à prevenção do quadro — algo que deve ser almejado com dieta balanceada e prática de exercícios regularmente.
A gordura no fígado já é uma realidade para 30% dos brasileiros!






![[RELAMPAGO] PAYWALL (728 x 90 px) Banner laranja com texto branco OFERTA RELÂMPAGO e um raio amarelo, seguido de Você pediu, a gente ouviu!. À direita, capas de revistas Superinteressante e Veja, e um celular com aplicativo aberto](https://saude.abril.com.br/wp-content/uploads/2026/07/RELAMPAGO-PAYWALL-728-x-90-px.gif)
![[RELAMPAGO] PAYWALL - 328x79 Banner laranja com OFERTA RELÂMPAGO em destaque, acompanhado de um raio amarelo. Abaixo, Você pediu, a gente ouviu!. À direita, revistas Superinteressante e Veja e um cartão de crédito. No canto superior direito, um ícone de árvore](https://saude.abril.com.br/wp-content/uploads/2026/07/RELAMPAGO-PAYWALL-328x79-1.gif)