Queijo de cabra tem menos lactose e gordura e é mais fácil de digerir
Segredo está nas moléculas de gordura menores do que em opções feitas a partir de outros leites, como o de vaca

Já pensou em adicionar o queijo de cabra à sua rotina?
Apesar de ser uma opção geralmente mais cara nos supermercados brasileiros, esse queijo de sabor marcante tem ganhado cada vez mais adeptos como uma alternativa mais simpática à saúde digestiva — especialmente para quem já tem algum tipo de dificuldade com produtos que utilizam o leite de vaca.
Sem ficar devendo em qualidades nutricionais a outros queijos mais comuns, o de cabra também chama atenção pela sua composição lipídica: em geral, são teores menores de gorduras saturadas, e as próprias moléculas se organizam de uma forma que propicia a digestibilidade.
Conheça mais sobre esses benefícios.
Bom para intolerantes à lactose
Já que o perfil nutricional não se distancia tanto dos outros queijos (o que muda são as quantidades, nem tanto a presença dos nutrientes em si), o grande diferencial do produto feito a partir do leite de cabra são as vantagens que ele oferece ao sistema digestivo.
Em primeiro lugar, a questão da lactose: embora não se enquadre na linha dos “lactose-free”, já que conta com uma pequena quantidade desse açúcar naturalmente presente em muitos tipos de leite, a proporção no queijo de cabra é muito menor do que aquele nos feitos a partir da vaca.
Pessoas com intolerância a lactose podem testar o queijo de cabra como uma alternativa que, com frequência, não produz os desconfortos sentidos com outros alimentos.
+Leia também: O que é intolerância à lactose: sintomas, diagnóstico e tratamento
Ajudinha à digestão
Independentemente da lactose, um ponto que torna o queijo de cabra tão bom para a barriga é a facilidade que qualquer pessoa tem para digeri-lo na comparação com outros produtos da mesma linha.
As moléculas de gordura encontradas nesse queijo são menores do que aquelas em opções feitas a partir do leite de vaca ou de búfala, tornando-o uma opção mais leve para o organismo, reduzindo o tempo que o corpo precisa para digeri-lo e evitando sensações de estufamento.
É sobretudo a diferença na gordura que também faz com que o queijo de cabra tenha características tão distintas quando se considera aspectos como a textura e o cheiro, que podem causar certa estranheza em quem está consumindo pela primeira vez.
Outros benefícios do queijo de cabra
O queijo de cabra também conta com outras vantagens tipicamente associadas ao queijo, como a presença de proteínas (ainda que em quantidade menor que no produto a partir do leite de vaca) e de cálcio, importantes para a saúde muscular e óssea, respectivamente.
Ele também proporciona boas doses de nutrientes como ferro, selênio, potássio e zinco, além de diferentes vitaminas – destaque para A, D, E e K.