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Linhaça para cuidar do intestino

As proteínas da semente amenizam problemas intestinais, como colite e doença de Crohn, segundo pesquisadora brasileira

Por Thaís Manarini
Atualizado em 14 jan 2019, 10h40 - Publicado em 13 fev 2018, 10h32

Durante seu mestrado, a nutricionista Fernanda Drummond notou que as proteínas da linhaça apresentavam atividade antioxidante, vantajosa contra várias doenças. Mas a profissional não tinha certeza se o benefício vinha do nutriente em si ou dos compostos fenólicos atrelados a ele – neste caso, não seria nenhuma novidade.

Pois em seu trabalho pela Universidade Estadual de Campinas, no interior paulista, Fernanda conseguiu, então, separar os dois elementos. Daí ela confirmou, em animais, que as proteínas têm ação não só antioxidante mas também anti-inflamatória. “Ofereci fragmentos do nutriente na prevenção e na presença de uma doença inflamatória intestinal. E nas duas situações eles foram eficientes”, relata a pesquisadora.

Como usar a semente

O melhor é recorrer à sua farinha. Isso porque, de tão pequena, a semente nem sempre é mastigada inteira. Fora que não temos enzima para digerir a celulose presente na casca. “Sendo assim, pode ser que a gente não aproveite todos os nutrientes do alimento”, conta Fernanda. Ela indica moer a semente em casa, no liquidificador. Depois, é só guardar em pote de vidro, dentro da geladeira, por até sete dias. Prove em frutas, iogurte, receitas de pães e até no feijão.

Pequena e poderosa

A linhaça já demonstrou eficiência no combate a outras doenças

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