Clique e Assine VEJA SAÚDE por R$ 9,90/mês
Continua após publicidade

Hortelã: frescor pra lá de saudável

Conheça as virtudes dessa erva e como empregá-la no cotidiano para tirar o máximo de sabor

Por Manuela Biz
Atualizado em 14 out 2019, 10h35 - Publicado em 6 jan 2017, 16h03

Origem: surgiu no Oriente, mas se espalhou pela Europa desde os tempos da Grécia Antiga. Antes de ser apreciada como tempero, a hortelã servia de matéria-prima para óleos essenciais que visavam tratar problemas respiratório.

Hoje, essa erva é usada principalmente nas cozinhas indiana, vietnamita, espanhola, inglesa e italiana. Também é pra lá do comum em pratos do Oriente Médio e do norte da África.

Forma de uso: com seu sabor forte, picante e refrescante, pode ser utilizada seca. Mas é na versão fresca que o sabor e o aroma são mais intensos.

Com o que combina: o seu frescor é bem-vindo em geleias, molhos de iogurte ou acompanhando legumes de sabor cítrico. A hortelã faz um contraste saboroso com carnes fortes e marcantes, como pato, peru, ganso e cordeiro.

Continua após a publicidade

Aposte nela também para preparar sobremesas com chocolate, frutas cítricas e licores. Aliás, dá um gostinho especial em drinques refrescantes, como o mojito.

Veja duas receitas: Molho de cogumelos com hortelã

Espuma de morango com hortelã

Com o que não combina: evite misturar a hortelã com especiarias de sabor muito marcante ou adstringente. Curry e canela são alguns exemplos.

Continua após a publicidade

Benefícios nutricionais: como se sabe desde a antiguidade, o óleo da hortelã traz benefícios para o sistema respiratório. Mas o trato intestinal também agradece o consumo: um estudo da Universidade de Brasília encontrou na erva uma alta porcentagem de óxido de piperitenona, ativo que combate amebas e giárdias, dois parasitas intestinais.

Como plantar: o vegetal cresce facilmente se tiver espaço nas jardineiras. A hortelã tolera o calor, mas precisa de bastante água — só não encharque a raiz. Colha sempre as folhas mais altas primeiro para que as de baixo recebam luz.

Fontes entrevistadas: Vanderli Marchiori, nutricionista e fitoterapeuta de São Paulo, e Rosângela Carvalho, nutricionista e fitoterapeuta do Rio de Janeiro

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Domine o fato. Confie na fonte.

10 grandes marcas em uma única assinatura digital

MELHOR
OFERTA

Digital Completo
Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 9,90/mês*

ou
Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba Veja Saúde impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 14,90/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a 9,90/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.