Até pouco tempo atrás, o avocado não tinha brechas para brilhar no mercado brasileiro, dominado por seu primo famoso, o abacate. Hoje, porém, ambos dividem espaço na feira.
Não dá para confundi-los: o avocado é bem menor. “E ele possui maior teor de gorduras, menos água e, portanto, tem polpa mais consistente”, observa a nutricionista clínica Larissa Cohen, do Rio de Janeiro.
Os dois, porém, esbanjam vitaminas lipossolúveis, como A, D, E e K, que não costumam abundar em outras frutas. Além disso, concentram, em quantidades parecidas, proteínas, potássio e gorduras. Mas fique tranquilo, viu: elas são monoinsaturadas, consideradas benéficas à saúde.
Graças a esse mix nutricional, os dois frutos estão associados à proteção do coração – só não vale abusar por causa das calorias. “O limite de consumo vai depender das características individuais e do nível de atividade física“, explica Larissa. Enquanto o avocado cai melhor em pratos salgados, o abacate combina com sobremesas. Qual será sua pedida?
Gorduras totais
Abacate- 15,3 g
Avocado- 17,3 g
Carboidratos
Avocado- 6,9 g
Abacate- 7,4 g
Energia
Abacate- 161 cal
Avocado- 176 cal
Gorduras monoinsaturadas
Avocado- 11,2 g
Abacate- 9,6 g
Fibras
Abacate- 4,1 g
Avocado- 2,7 g
Vitamina K
Avocado- 634 mg
Abacate- 599 mg
(Os valores se referem a 100 gramas do alimento)
Placar SAÚDE
Abacate 3 x 3 Avocado
Fonte: tabela de composição de alimentos, da nutricionista Sonia Tucunduva Philippi