Toranja: fruta combate os radicais livres. Conheça seus benefícios
Parente da laranja está associada à redução do risco de câncer e é parceira no controle da hipertensão
Não é por acaso que a toranja tem nome e aparência similares aos da laranja. Ambas pertencem ao gênero Citrus, um grupo que também inclui o limão, a tangerina e o pomelo. Este último, por sinal, é uma espécie de “pai” da toranja, já que a fruta nasceu do cruzamento entre ele e a laranja.
A toranja faz parte de uma alimentação saudável com foco em prevenir e amenizar doenças crônicas, graças aos seus compostos com efeito antioxidante, anti-inflamatório e contra a aterosclerose.
A fruta também é rica nas vitaminas do complexo B, vitamina A, E e C. Entre os seus minerais estão sódio, potássio, cálcio, fósforo, magnésio e ferro. Entenda os benefícios da toranja e os cuidados ao consumi-la.
+Leia também: Frutas cítricas: os verdadeiros (e novos) benefícios de laranja, limão…
Os benefícios da toranja
A forma mais famosa da toranja é aquela com a casca alaranjada e o interior vermelho, mas a polpa também pode apresentar uma coloração rosa ou esbranquiçada. A variação depende da presença do licopeno, um pigmento natural responsável pela cor vermelha em frutas como o tomate e a melancia.
O licopeno é um dos diversos antioxidantes presentes na toranja, motivo pelo qual a fruta é estudada pelo seu potencial no combate a doenças crônicas.
Graças às boas quantidades de fitoquímicos nas frutas do grupo Citrus, o seu consumo é recomendado para promover a eliminação de toxinas e o bom funcionamento dos rins e do aparelho digestivo. Esses fitoquímicos atuam como inibidores dos radicais livres que danificam células do organismo.
Dentre os fitoquímicos está o canferol, um flavonoide que tem ação similar à insulina e auxilia no controle da glicemia. Outro exemplo são os limonoides, que ajudam na redução do colesterol e estimulam a produção de enzimas anticancerígenas.
A toranja também é reconhecida por ter substâncias com ação vasodilatadora que atuam na redução da pressão sanguínea.
Vale lembrar, no entanto, que nenhum alimento faz milagres por si mesmo: os benefícios da toranja e de outras frutas são potencializados quando inseridos em uma rotina saudável, da alimentação à prática de exercícios.
Cuidados ao comer a toranja
Apesar dos inúmeros benefícios derivados do consumo da toranja, é importante ter atenção ao potencial de interação com medicamentos, provocado por seus biocomponentes.
As substâncias presentes na toranja podem inibir o funcionamento de proteínas responsáveis pela oxidação e metabolismo de alguns compostos presentes em certos fármacos. Por isso, antes de inserir essa fruta na rotina, confira sempre com seu médico se esse risco existe, caso você faça uso de medicamentos de uso contínuo.