Clique e Assine VEJA SAÚDE por R$ 9,90/mês
Continua após publicidade

Proteína vegetal é mais saudável que a animal

Estudo indica que comer carne vermelha aumenta em 10% o risco de morte. Por outro lado, a ingestão de proteínas vegetais protege o organismo

Por Karolina Bergamo
Atualizado em 24 ago 2018, 15h50 - Publicado em 4 ago 2016, 16h40
Alex Silva
Alex Silva (/)
Continua após publicidade

Uma das primeiras preocupações que vem à cabeça de quem pensa em virar vegetariano está justamente em como fará para obter proteínas, já que a carne é uma grande fonte do nutriente. Acontece que também existem proteínas de origem vegetal, como soja, feijão, lentilha, grão-de-bico, cogumelos e oleaginosas. Inclusive, estudos indicam que esse segundo tipo proteico é até mais vantajoso. A última descoberta sobre o assunto foi feita por pesquisadores da Universidade Harvard, nos Estados Unidos, que decidiram verificar os efeitos de diferentes fontes desse nutriente no corpo humano.

Leia também: Comer mais vegetais ajuda a prevenir câncer?

Para isso, eles analisaram a mortalidade por qualquer causa em 131 342 pessoas durante 32 anos. O resultado mostrou um risco 2% maior entre os que consumiam proteína animal — principalmente carne vermelha. No caso das doenças cardiovasculares, a probabilidade de falecer subia 8%. O curioso é que, ao focar na proteína de origem vegetal, esse perigo diminuiu.  Para ter ideia, quem apostava em feijão, grão-de-bico e companhia como redutos do nutriente tinha um risco 10% menor de morte por qualquer causa e 12% menor por problemas no coração.

Mas os cientistas perceberam que também não é preciso radicalizar e excluir totalmente a carne da dieta. Segundo os dados da pesquisa, substituir apenas 3% das calorias provenientes de proteína animal pela vegetal já reduz a possibilidade de morrer. Cabe ressaltar que, para os obesos ou consumidores assíduos de bebidas alcoólicas, as notícias não são nada animadoras. No trabalho, o risco de passar dessa para uma melhor foi bem mais perceptível nesses grupos. Então, vale a pena rever (e mudar) os hábitos.

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Domine o fato. Confie na fonte.

10 grandes marcas em uma única assinatura digital

MELHOR
OFERTA

Digital Completo
Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 9,90/mês*

ou
Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba Veja Saúde impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 14,90/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a 9,90/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.