Clique e assine VEJA SAÚDE por R$ 6,90/mês

Combine abacate com cenoura

Unir os dois alimentos facilita a absorção de uma importante substância para o corpo

Por Thaís Manarini - Atualizado em 14 fev 2020, 18h28 - Publicado em 9 fev 2017, 09h32

Talvez seja a hora de se acostumar a comer o abacate com receitas salgadas, como é comum fora do Brasil. Em estudo com voluntários, uma equipe da Universidade do Estado de Ohio, nos Estados Unidos, viu que acrescentar a fruta gordurosa em receitas que levam molho de tomate ou cenoura melhora a absorção dos carotenoides provenientes desses itens.

 

De acordo com Jessica Cooperstone, coautora do trabalho, também foi observada uma maior conversão dessas substâncias em vitamina A. “Ainda não temos certeza do que ocorre. Mas existe a hipótese de que consumir gordura aumenta a atividade de uma enzima que converte os carotenoides em vitamina A“, diz a pesquisadora.

Esse nutriente, não custa frisar, está envolvido em vários processos dentro do nosso organismo, desde a proteção da visão até o combate ao excedente de radicais livres.

Continua após a publicidade

Pratos vitaminados

Que tal provar uma salada com abacate? Já ao degustar o guacamole, a receita mexicana à base da fruta, a pedida é trocar os nachos (as tortilhas de milho) por cenoura. Embora a iguaria leve tomate, a melhor forma de obter os carotenoides do vegetal é por meio de seu molho.

Publicidade