Relâmpago: Revista em casa a partir de 10,99

Caju faz bem? Conheça seus benefícios e como inseri-lo na dieta

Popular pela castanha, o "pseudofruto" brasileiro possui uma série de nutrientes que o tornam uma boa escolha para ser consumido fresco ou em sucos

Por Yasmmin Ferreira
30 abr 2024, 16h44
caju-quais-os-beneficios-como-inserir-na-dieta-pseudofruto-fruto-castanha
Embora a castanha seja mais difundida, o pseudofruto fresco é uma opção versátil que funciona em preparados doces e salgados (CostaPPPR/Creative Commons/Reprodução)
Continua após publicidade

O caju é um pseudofruto tropical originário do Brasil, bastante conhecido pela sua forma peculiar, comumente descrita como uma combinação de uma maçã e uma pêra. Ele cresce em árvores conhecidas como cajueiros e é uma parte importante da culinária e cultura brasileiras.

O caju também é famoso por sua castanha, fruto verdadeiro do cajueiro, que é consumida como um petisco ou utilizada em diversos pratos e receitas.

Já o pseudofruto é suculento e doce, com um sabor distinto e refrescante. É utilizado em várias preparações, desde sucos e doces até molhos e pratos salgados.

+Leia também: Livro traz perfis de plantas e frutas tipicamente brasileiras

Caju faz bem pra saúde? Quais os benefícios?

Rico em nutrientes essenciais como vitamina C, zinco, fósforo, ferro, cobre, cálcio, magnésio, potássio e antioxidantes, o caju oferece uma variedade de vantagens para o nosso bem-estar.

A vitamina C presente no caju é boa para a saúde em geral e a da pele, enquanto os antioxidantes ajudam a combater os danos causados pelos radicais livres.

Continua após a publicidade

Além disso, o caju é uma excelente fonte de gorduras saudáveis, como ácidos graxos monoinsaturados e poli-insaturados, que são benéficos para a saúde do coração. Essas gorduras, juntamente com o magnésio também presente no pseudofruto, podem ajudar a reduzir a pressão arterial e melhorar a saúde cardiovascular.

A presença de nutrientes como magnésio e fósforo contribui ainda para a saúde óssea, ajudando na formação e fortalecimento dos ossos, enquanto as fibras alimentares encontradas no caju são essenciais para a saúde digestiva, promovendo a regularidade intestinal e prevenindo a constipação.

Como inserir o caju na dieta?

Para incluir o caju em nossa rotina alimentar, há várias opções. Primeiro, podemos simplesmente descascar o caju e comê-lo cru como um lanche saudável. Outra opção é adicioná-lo a sucos ou vitaminas, adicionando sabor e nutrientes à mistura.

Continua após a publicidade

Além disso, você pode cortar o caju em pedaços e adicioná-lo a saladas. Eles podem fornecer uma textura crocante e um sabor doce que complementa bem os vegetais frescos.

O suco de caju, por sua vez, pode ser usado para preparar molhos para saladas, marinadas para carnes ou peixes, ou até mesmo para pratos vegetarianos. Você também pode utilizar o caju em outras receitas, como curry de legumes com caju, bolos, sobremesas e até mesmo pratos principais que pedem um toque agridoce.

Claro que, no caso de doces, é sempre bom cuidar se os açúcares e gorduras adicionados não vão acabar anulando os benefícios nutricionais da fruta.

Continua após a publicidade

Ainda, a castanha de caju é uma excelente opção de lanchinho. Rica em gorduras saudáveis e proteínas, ela pode ser consumida sozinha ou adicionada a pratos diversos.

Compartilhe essa matéria via:
Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*
Apenas 9,90/mês*
OFERTA RELÂMPAGO

Revista em Casa + Digital Completo

Receba Veja Saúde impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*
A partir de 10,99/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a 9,90/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.