saudeLOGO Created with Sketch.

8 formas inusitadas de usar o vinagre – fora da cozinha!

Dá até para embelezar a pele ou afastar piolhos com o uso desse tempero. Não acredita? Aprenda tudo aqui embaixo:

Muito além da salada (e da cozinha como um todo), o vinagre vem ganhando espaço na casa inteira. É sério! Desde os cuidados com a aparência da pele e da higiene pessoal, passando pelos afazeres domésticos, o que antes era considerado apenas um tempero pode servir a muito mais do que imaginamos.

Conheça alguns dos principais usos abaixo:

Pele bonita

Graças ao seu pH, o produto diminui a oleosidade, mas deve passar longe de quem tem a pele sensível ou ressecada. E tem de ser usado sempre diluído em água.

Tchau, piolhos!

O ácido acético dá um chega pra lá nos parasitas. O procedimento é embeber os fios e o couro cabeludo, deixar 20 minutos e enxaguar. Vale repetir alguns dias.

Depois da picada

Pingue algumas gotas de vinagre em um algodão ou gaze e coloque sobre a picada do inseto. O ácido acético é eficaz para minimizar o coça-coça.

Alívio contra águas-vivas

Jogar vinagre no local do ataque ajuda a atenuar a toxicidade dessa espécie que ataca os banhistas. Mas não suprime a necessidade de procurar o hospital.

Escalda-pés

Água quente, vinagre e algumas gotas de um óleo essencial… Eis uma boa e velha receita para relaxar e ainda conter os fungos por trás da micose.

Para além da saúde

Amaciante

Sua acidez ajuda a remover o excesso de sabão das roupas. Anote aí: são 250 ml de vinagre para 800 ml de água. Use no último enxágue.

Limpa vidros

Costuma ser útil para tirar manchas. A dica é misturar partes iguais de vinagre e água, colocar em um borrifador e usar em vidros e espelhos.

Tira odores

Para se livrar do cheiro impregnado nos dedos depois de picar cebola e alho, lave as mãos com vinagre e um pouco de sal.