Black Friday: Assine a partir de 1,49/semana
Continua após publicidade

Bom humor é o melhor antídoto contra o estresse

É o que defende um neurocientista... e comediante. E não é piada!

Por Diogo Sponchiato
18 mar 2022, 14h19
humor
Dar uma boa risada já tem um efeito comprovadamente antitensão.  (Foto: Tomás Arthuzzi/SAÚDE é Vital)
Continua após publicidade

Brian King é um psicólogo com Ph.D. que passou a se dedicar também a uma carreira de humorista, fazendo espetáculos de stand-up comedy pelos Estados Unidos. E, para ele, uma coisa tem tudo a ver com a outra.

O bom humor deve ser encarado como uma ferramenta preventiva e terapêutica para o nosso bem-estar mental. É essa a tese que ele propõe, em meio a estudos científicos, causos, conselhos e piadas, em A Arte de Pegar Leve, da Editora Latitude (clique aqui para comprar).

Partindo da metáfora (ou não!) de um ataque de urso para explicar nossa relação com o estresse, King nos mostra como diferenciar ameaças reais das armadilhas psíquicas e nos ensina a cultivar o riso e a leveza na rotina. Esses são tônicos poderosos para não adoecer com o trânsito, o trabalho e outros motivos de tensão.

capa do livro
(Capa: Latitude/Divulgação)

A Arte de Pegar Leve
Autor: Brian King
Editora: Latitude
Páginas: 224

Continua após a publicidade
Compartilhe essa matéria via:

Entrevista com o autor

VEJA SAÚDE: Se pudesse resumir, quais seriam os principais ganhos do bom humor à saúde?
Brian King: Na minha opinião, o benefício primário do humor é administrar o estresse. Pesquisas mostram que isso ajuda a aliviar situações tensas, melhorar o ânimo e relaxar.

O riso tem sido associado a níveis mais baixos de pressão arterial e à redução dos hormônios do estresse. Juntando tudo isso, eu digo que rir é uma ferramenta natural para gerenciar a tensão.

Continua após a publicidade

É possível cultivar o alto-astral no dia a dia? Que conselhos daria?
Com certeza! O bom humor é apenas um jeito de pensar e permitir que tudo seja visto com outras lentes. Permita-se explorar ideias divertidas, tente fazer piadas e comece a prestar atenção se há algo inesperadamente engraçado para você ou os outros.

Reserve um tempo diariamente para se soltar e rir. Considere isso como ir à academia de ginástica, mas com resultados menos dignos de publicações no Instagram.

BUSCA DE MEDICAMENTOS Informações Legais

DISTRIBUÍDO POR

Consulte remédios com os melhores preços

Favor usar palavras com mais de dois caracteres
DISTRIBUÍDO POR
Continua após a publicidade

Após dois anos de pandemia, como trazer mais humor e leveza à nossa rotina?
Em primeiro lugar, é importante perceber que, embora qualquer coisa possa soar engraçada, nem tudo é engraçado. Algumas coisas são apenas trágicas. Todos necessitamos de um tempo para nos curar e processar vivências, então precisamos nos dar e dar aos outros o tempo de que eles ou nós precisamos.

Você nunca sabe se ainda é cedo para brincar com alguém, por isso eu evito piadas sobre a pandemia e tento focar minha atenção em outro lugar. Dou o mesmo conselho a alguém buscando clarear a cabeça da negatividade. Se as notícias estão deixando você para baixo, assista a um filme ou a um programa de comédia.

Eu digo às pessoas que elas precisam trocar de canal em seu cérebro. Procure atividades e amigos que façam você sorrir e evite as lembranças de toda a porcaria que tivemos que aguentar. Lembre-se de que somos uma espécie incrivelmente resiliente e nossa habilidade de apreciar o humor contribui com isso. Além do mais, alguns de nós ficam melhor de máscara.

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Black Friday

A melhor notícia da Black Friday

BLACK
FRIDAY
Digital Completo
Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 5,99/mês*

ou
BLACK
FRIDAY

MELHOR
OFERTA

Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba Veja Saúde impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 10,99/mês

ou

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.