saudeLOGO Created with Sketch.

Quando a intolerância à lactose costuma se manifestar?

Descubra quando é comum observar sintomas da condição

Os indícios podem surgir a partir dos 2 ou 3 anos de idade, quando o intestino passa a diminuir a produção da lactase, provocando o consequente acúmulo do açúcar do leite por ali.

A etnia tem seu papel no aparecimento dessa condição: há estudos mostrando, por exemplo, que a incidência é de 80% entre africanos, árabes, gregos, chineses, coreanos e canadenses. Nos Estados Unidos, a dificuldade de digerir a lactose atinge 15% da raça branca e 80% dos afrodescendentes.

Leia também: Como saber se eu tenho mesmo intolerância à lactose?

Vale lembrar que o declínio natural no abastecimento de lactase varia. Algumas pessoas contam com redução maior do que outras, embora, em média, a queda na fabricação fique em torno de 10%. Só essa diminuição, entretanto, não implica ter de necessariamente conviver com os desconfortos intestinais. Na verdade, apenas uma parcela da população com essa baixa nos níveis apresentará os perrengues, ou seja, bastante gente até tem má digestão da lactose, mas lida com isso sem maior dificuldade.

Muitos indivíduos costumam perceber os primeiros sinais da intolerância — cólicas e sensação de estufamento da barriga — apenas na fase adulta, lá pelos 20, 25 anos. Até porque a fábrica da enzima lactase não para totalmente e muito menos de uma hora para a outra.