Clique e assine VEJA SAÚDE por R$ 6,90/mês

O que os pés dizem sobre a sua saúde

Saiba mais sobre as sensações e alterações na região que acusam problemas que afetam outras áreas do corpo

Por Chloé Pinheiro - 12 jun 2018, 10h30

Sempre que algo de errado está acontecendo no nosso organismo, o corpo dá um jeito de nos enviar alertas. Um exemplo clássico disso é a febre. Apesar de não nos lembrarmos deles com frequência, os pés não são exceção à regra.

Descubra alguns sinais que os pés dão para que você saiba que alguma coisa não está funcionando muito bem aí dentro:

Cãibras

Foto: Rodrigo Damati/SAÚDE é Vital

O desconforto passageiro, geralmente ligado ao excesso de esforço muscular, também pode ser fruto de má alimentação e doenças sistêmicas.

Inchaço

Foto: Rodrigo Damati/SAÚDE é Vital

O acúmulo de líquido sinaliza de traumas locais a problemas no sistema circulatório, como hipertensão e insuficiência cardíaca.

Continua após a publicidade

Rachaduras

Foto: Rodrigo Damati/SAÚDE é Vital

Algumas condições de saúde, como diabetes, psoríase e alergias, deixam os pés mais secos e reféns de rachaduras, situação que causa desconfortos.

Unhas com cor estranha

Foto: Rodrigo Damati/SAÚDE é Vital

As amarelas sinalizam micose. Roxas e vermelhas indicam doenças inflamatórias ou autoimunes. As verdes apontam para infecções.

Dedos sobrepostos

Foto: Rodrigo Damati/SAÚDE é Vital

Estão relacionados ao uso prolongado de calçados inadequados. Também podem ser resultado da progressão da artrite reumatoide.

FONTES CONSULTADAS: Ana Paula Ribeiro, fisioterapeuta e coordenadora do Laboratório de Biomecânica e Reabilitação Musculoesquelética da Universidade de Santo Amaro (SP); Roberto Rached, médico fisiatra do Hospital das Clínicas de São Paulo; Tatiana Gabbi, dermatologista da Sociedade Brasileira de Dermatologia.

Publicidade