O que os pés dizem sobre a sua saúde
Saiba mais sobre as sensações e alterações na região que acusam problemas que afetam outras áreas do corpo
Sempre que algo de errado está acontecendo no nosso organismo, o corpo dá um jeito de nos enviar alertas. Um exemplo clássico disso é a febre. Apesar de não nos lembrarmos deles com frequência, os pés não são exceção à regra.
Descubra alguns sinais que os pés dão para que você saiba que alguma coisa não está funcionando muito bem aí dentro:
Cãibras
O desconforto passageiro, geralmente ligado ao excesso de esforço muscular, também pode ser fruto de má alimentação e doenças sistêmicas.
Inchaço
O acúmulo de líquido sinaliza de traumas locais a problemas no sistema circulatório, como hipertensão e insuficiência cardíaca.
Rachaduras
Algumas condições de saúde, como diabetes, psoríase e alergias, deixam os pés mais secos e reféns de rachaduras, situação que causa desconfortos.
Unhas com cor estranha
As amarelas sinalizam micose. Roxas e vermelhas indicam doenças inflamatórias ou autoimunes. As verdes apontam para infecções.
Dedos sobrepostos
Estão relacionados ao uso prolongado de calçados inadequados. Também podem ser resultado da progressão da artrite reumatoide.
FONTES CONSULTADAS: Ana Paula Ribeiro, fisioterapeuta e coordenadora do Laboratório de Biomecânica e Reabilitação Musculoesquelética da Universidade de Santo Amaro (SP); Roberto Rached, médico fisiatra do Hospital das Clínicas de São Paulo; Tatiana Gabbi, dermatologista da Sociedade Brasileira de Dermatologia.