Doença de Crohn é uma deficiência oculta? Entenda o uso do cordão de girassol
Evaristo Costa começou a usar símbolo das deficiências que não são óbvias à primeira vista para aumentar a conscientização sobre o colar

O jornalista Evaristo Costa revelou, durante a semana, que passou a usar o cordão de girassol como forma de conscientizar outras pessoas sobre a doença de Crohn, uma condição crônica com a qual foi diagnosticado em 2021.
Evaristo destacou que o colar é uma forma de sinalizar que ele possui uma deficiência oculta, o que levantou dúvidas na internet a respeito do acessório e da própria doença de Crohn. Afinal, quando uma pessoa pode fazer uso do cordão de girassol?
O que é o cordão de girassol e quem pode utilizá-lo?
Desde 2023, o cordão de girassol é reconhecido dentro do Estatuto da Pessoa com Deficiência como o “símbolo nacional de identificação de pessoas com deficiências ocultas”. Por padrão, ele é representado por uma fita verde com desenhos da flor, e busca sinalizar que a pessoa pode ter a necessidade de eventuais adaptações no dia a dia, sem passar pelo constrangimento de explicar mais a respeito de sua deficiência.
O uso do colar é opcional.
A legislação brasileira define como pessoa com deficiência “aquela que tem impedimento de longo prazo de natureza física, mental, intelectual ou sensorial, o qual, em interação com uma ou mais barreiras, pode obstruir sua participação plena e efetiva na sociedade em igualdade de condições com as demais pessoas”.
Já as “ocultas” são aquelas deficiências que causam esses impedimentos, mas não parecem óbvias à primeira vista. Doenças inflamatórias intestinais (DIIs), como o Crohn, estão incluídas na categoria, um termo amplo que abrange diversas condições.
Em anos recentes, houve até propostas informais para que pessoas com o transtorno do espectro autista (TEA) começassem a substituir o tradicional cordão de quebra-cabeças pelo de girassol, mas a adesão esbarra no fato de que o símbolo do autismo ainda é muito mais conhecido.
A crítica ao símbolo mais comum para o TEA é que o desenho passaria a ideia de que “falta uma peça” no quebra-cabeças, criando estigmas. Já o girassol foi escolhido para as deficiências ocultas por simbolizar a resiliência, graças à capacidade da flor de se desenvolver mesmo em condições adversas.
O que é a doença de Crohn
A doença de Crohn é uma DII cuja causa exata é incerta, com provável natureza autoimune. Médicos suspeitam do problema a partir dos sintomas, que incluem dores abdominais e diarreia constante, que leva à perda de peso. O diagnóstico é confirmado com exames como a colonoscopia.
+Leia também: Doença de Crohn: o que é, o diagnóstico, os sintomas e o tratamento
Pessoas com Crohn podem alternar períodos de exacerbação dos sintomas com outros de remissão. Quando a doença está em um momento de crises, o tratamento costuma envolver corticoides para enfrentar a inflamação, além de adequações nutricionais para tentar aliviar as crises e tentar reduzir os impactos físicos provocados pela pouca absorção dos alimentos em função da diarreia.
No entanto, a severidade do quadro pode variar de pessoa para pessoa, assim como a resposta ao tratamento. Casos muito graves podem exigir cirurgias no intestino. A decisão sobre a abordagem mais adequada deve ser avaliada individualmente.