Clique e Assine VEJA SAÚDE por R$ 9,90/mês
Continua após publicidade

O que é treinamento funcional? Entenda a modalidade e suas vantagens

Prática exercita, simultaneamente, diversos grupos musculares. Fortalecimento corporal e perda de peso são algumas de suas vantagens

Por Yasmmin Ferreira
Atualizado em 17 jun 2024, 13h47 - Publicado em 17 jun 2024, 13h45

O treinamento funcional é uma modalidade de atividade física que engloba práticas como o crossfit, e visa melhorar a capacidade de realizar atividades cotidianas e movimentos naturais do corpo, de maneira mais ágil e segura.

“Trata-se de um conjunto de exercícios dinâmicos que envolve diferentes grupos musculares simultaneamente. Seu foco é desenvolver todas as valências físicas, como velocidade, equilíbrio, resistência, flexibilidade, força, agilidade e coordenação”, explica Denis Pereira, profissional de educação física especializado em treinamento funcional, proprietário da rede de academias Fit Box.

+Leia também: Crossfit é perigoso? Entenda

Benefícios do treinamento funcional

Entre os benefícios do treinamento funcional para o praticante estão o aumento da capacidade cardiorrespiratória e da resistência muscular, o fortalecimento dos músculos e desenvolvimento da postura.

O treinamento funcional promove a redução de gordura corporal junto ao aumento da massa magra. Associado a uma readequação alimentar, a atividade pode ajudar na perda de peso.

Continua após a publicidade

A versatilidade e a variedade dos exercícios também são pontos positivos, utilizando uma ampla gama de movimentos e equipamentos, evitando a monotonia dos treinos e podendo ser adaptados a diferentes níveis de condicionamento físico e objetivos específicos (por exemplo, emagrecimento ou definição muscular).

E isso sem contar os benefícios relacionados às atividades físicas em geral, como a liberação de hormônios associados ao bem-estar, que inclusive exercem um papel no tratamento da depressão e a melhora do sono.

+ Leia também: Fobia de academia: como superar a resistência e não deixar de malhar

Cuidados na hora do treino

Na hora de praticar qualquer atividade física, como treinamento funcional, musculação ou esportes, é essencial contar com a orientação de um profissional qualificado. Antes de qualquer atividade, alguns cuidados básicos devem ser observados para garantir a segurança e eficácia do exercício.

Continua após a publicidade

“É fundamental que a pessoa se alimente adequadamente, mantenha-se hidratada, utilize roupas apropriadas, realize um aquecimento e esteja atenta a qualquer alteração ou desconforto no corpo, comunicando imediatamente ao profissional responsável caso seja necessário”, afirma Denis.

Qual a diferença entre treinamento funcional e musculação?

Na musculação, as atividades trabalham os músculos tanto de forma global quanto isoladamente. É uma excelente opção para quem busca hipertrofia muscular.

Já o treinamento funcional, em sua maioria, utiliza o peso do próprio corpo como base e foca em exercícios que melhoram as habilidades utilizadas no cotidiano, como correr, pular, subir escadas, puxar, empurrar, entre outros. Assim, essa prática é mais indicada para quem deseja melhorar o condicionamento físico.

Compartilhe essa matéria via:
Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Domine o fato. Confie na fonte.

10 grandes marcas em uma única assinatura digital

MELHOR
OFERTA

Digital Completo
Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 9,90/mês*

ou
Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba Veja Saúde impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 14,90/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a 9,90/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.