Outubro Rosa: Revista em casa por 9,90
Continua após publicidade

Cadeira extensora: o aparelho que é o melhor amigo das coxas

Com foco no quadríceps, equipamento dá as caras em praticamente qualquer rotina de treino

Por João Antonio Streb
3 out 2024, 17h30
cadeira-extensora
Cadeira extensora é usada em alguns dos exercícios mais comuns para as pernas (Amanda Mills, USCDCP/Pixnio/Reprodução)
Continua após publicidade

O dia de treinar perna, o legday, não costuma estar entre os preferidos dos ratos de academia, mas alguns exercícios costumam ser bem democráticos.

Um bom exemplo disso é a cadeira extensora, que aparece em praticamente qualquer rotina e pode ser praticada por iniciantes e por quem já é mais experiente.

Como funcionam os exercícios na cadeira extensora?

Diferente de outros exercícios de perna, a cadeira extensora é uniarticular. O leg press e o agachamento trabalham mais a região do vasto medial e vasto lateral, enquanto a cadeira ativa mais o reto femoral, um músculo frontal das coxas que se estende da virilha até o joelho.

Ambos são essenciais para um desenvolvimento muscular equilibrado, mas o reto femoral é responsável pelo aumento do volume das coxas, então acaba sendo um exercício com resposta mais rápida.

Continua após a publicidade

Mesmo que necessite de alguns cuidados, a mecânica é simples: sente-se na cadeira, encaixe os pés por trás da base da alavanca que fica posicionada a frente, ajuste a carga e estenda as pernas.

O exercício pode ser feito tanto com uma perna de cada vez (unilateral) ou com as duas, ajustando a carga conforme a necessidade.

+Leia também: Mais repetição ou carga? Veja essa e outras 17 respostas sobre musculação

Quais são os benefícios da cadeira extensora?

Além do aumento de resistência, ganho de força e da mudança estética, a extensora também é uma ótima pedida para quem tem problemas articulares no joelho.

Pessoas em reabilitação física costumam fazer leg press e agachamentos durante o processo, mas cadeira extensora também costuma aparecer no tratamento.

A inclusão deve ser feita com algumas limitações, elevando a perna em apenas 45°.

Continua após a publicidade

Como executar corretamente os exercícios na cadeira extensora?

Separamos aqui algumas dicas para praticar corretamente o seu treino:

Eixo do equipamento e joelho alinhados
A articulação no mesmo nível faz com que a força aplicada para movimentar o equipamento seja distribuída de forma homogênea, sem sobrecarregar a articulação. Se necessário, ajuste o encosto e a alavanca para que a perna fique flexionada em 90°.

Movimento cadenciado e mantendo a contração
Estudos apontam que, quanto maior for a amplitude do exercício, maior será a hipertrofia, ou seja, não há necessidade de executar as séries rapidamente.

Continua após a publicidade

Pés retos
Para evitar sobrecarga nos ligamentos, mantenha sempre os pés retos durante o uso da cadeira extensora, buscando um ângulo de 90° em relação ao restante da perna.

Sem travar os joelhos
Travar a musculatura quando atinge a altura máxima de elevação do aparelho causa estresse na cartilagem do joelho. A execução ideal deve ser contínua, mantendo a tensão muscular por mais tempo.

Bumbum e costas no lugar
É bem comum que pessoas façam força de tal forma durante o uso da cadeira extensora que acabam curvando as costas e levantando os glúteos, o que compromete o resultado dos exercícios e pode sobrecarregar a lombar. Para evitar esses movimentos errados, utilize as alças na lateral do banco ou reduza a carga do aparelho.

Continua após a publicidade

Ainda que seja um aparelho democrático, a cadeira extensora pede cautela durante a execução, portanto não deixe de pedir auxílio aos instrutores da academia se houver alguma dúvida.

Compartilhe essa matéria via:
Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Domine o fato. Confie na fonte.

10 grandes marcas em uma única assinatura digital

Digital Completo
Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 9,90/mês*

ou

MELHOR
OFERTA

Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba Veja Saúde impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 9,90/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a 9,90/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.