Clique e Assine VEJA SAÚDE por R$ 9,90/mês
Continua após publicidade

Alongamento é importante para a saúde, saiba como e quando fazer

No fim, no começo ou ou até mesmo isolados em um treino separado, eles são parte essencial de uma rotina saudável

Por João Antonio Streb
5 jul 2024, 14h18

Desde melhorar o desempenho nas atividades físicas até aliviar aquele torcicolo chato numa tarde comum, os alongamentos são uma necessidade na nossa rotina.

Saiba mais sobre essa prática tão importante para garantir o bem-estar do seu corpo!

Quais são os benefícios de praticar alongamentos diários?

O alongamento é uma prática muito útil para liberar a tensão acumulada na nossa musculatura. Não é um cenário necessariamente ligado às atividades físicas mais intensas, já que até permanecer muito tempo na mesma posição também causa estresse muscular.

Além do relaxamento, alongar traz uma série de outros benefícios:

Continua após a publicidade

Melhora a circulação: o fluxo sanguíneo aumenta conforme os músculos são alongados.

Reduz dores localizadas: o tecido conjuntivo, aquele que compõem nossas articulações, tende a se expandir no processo do alongamento, e a melhor circulação de sangue atenua dores.

Boa postura: quando feitos com frequência, os alongamentos reduzem a tensão e evitam o enrijecimento muscular, o que contribui para uma postura melhor.

Continua após a publicidade

Auxilia na execução de atividades físicas: quando executado junto dos treinos de mobilidade, o alongamento contribui para um equilíbrio maior e evita lesões por impacto.

Alivia estresse e ansiedade: o enrijecimento muscular é um sintoma dos momentos de estresse, que podem ser acentuados pela dor da má postura. Além de aliviar essas questões, técnicas como ioga e meditação utilizam a respiração junto de alongamentos como forma de relaxamento geral, do físico ao psicológico/emocional.

+Leia também: 5 dicas para um bom alongamento

Qual é a diferença entre alongamento e mobilidade?

A mobilidade é colocada na mesma caixinha do alongamento, mas são práticas distintas. Enquanto o alongamento serve para o ganho de flexibilidade através do estiramento dos músculos, a mobilidade serve para aumentar a amplitude dos movimentos nas articulações.

É melhor alongar antes ou depois do exercício?

Eis um debate antigo entre os especialistas.

Para quem pratica corrida e caminhada, alongar sempre é incentivado, já para quem faz treinos de força pensando em desempenho, as coisas mudam um pouco. Os alongamentos relaxam e flexionam os músculos, mas esse nem sempre é o pré-treino ideal: estudos indicam que alongar antes de treinos de força tendem a diminuir a potência muscular.

Continua após a publicidade

Nesse tipo de exercício, exercícios de mobilidade são melhores para o pré-treino.

Mas não é uma regra: o momento e até mesmo o tipo de alongamento muda conforme a finalidade. Oriente-se sempre com um especialista para entender o que pode funcionar melhor para você e a atividade que vai ser feita.

Quais os tipos de alongamento?

Os alongamentos também se dividem em três tipos que vão variar conforme o resultado que o praticante deseja atingir.

Continua após a publicidade

O estático (ou passivo) inclui movimentos executados antes e após a realização dos exercícios, onde ficamos na mesma posição de 10 até 30 segundos alongando.

O dinâmico (ou ativo) tem o acréscimo de movimentos com velocidade controlada.

Como saber qual é o alongamento adequado no meu caso?

Recomenda-se o acompanhamento de um profissional de educação física ou médico ortopedista, caso você já sinta alguma dor ou desconforto.

Continua após a publicidade

A perspectiva do especialista vai auxiliar a definir também qual é o momento mais adequado para realizar e quais são os alongamentos mais adequados no seu caso, mesmo se o objetivo for apenas o bem-estar.

Acesse as notícias através de nosso app

Com o aplicativo de VEJA SAÚDE, disponível para iOS e Android, você confere as edições impressas na íntegra, e ainda ganha acesso ao conteúdo dos apps de todos os títulos Abril, como Veja, Claudia e Superinteressante.

Compartilhe essa matéria via:
Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Domine o fato. Confie na fonte.

10 grandes marcas em uma única assinatura digital

MELHOR
OFERTA

Digital Completo
Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 9,90/mês*

ou
Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba Veja Saúde impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 14,90/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a 9,90/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.