Clique e Assine a partir de R$ 9,90/mês

Presentes de Natal para começar 2022 com mais saúde e conhecimento

Redação de VEJA SAÚDE reúne sugestões para cuidar do bem-estar físico, mental e emocional − de livros a acessórios esportivos

Por Da Redação Atualizado em 16 dez 2021, 11h33 - Publicado em 13 dez 2021, 16h49

Antes de tudo, cabe aquele aviso básico: a pandemia não acabou, tem nova variante do coronavírus à solta e os encontros de fim de ano exigirão todas aquelas medidas preventivas para afastar a doença.

Como ninguém quer deixar de trocar lembranças de Natal − inclusive porque hoje dá para entregá-los via delivery −, podemos usar esse momento para dar (e receber) presentes que fazem bem à mente e ao corpo.

Tem opção para quem quer aprender e trabalhar o intelecto, para quem quer praticar exercícios, para quem quer relaxar, para quem quer experimentar novos sabores, para quem quer se informar direito…

Por isso, a redação de VEJA SAÚDE levantou algumas ideias capazes de alegrar familiares e amigos e melhorar o bem-estar deles.

Relógios esportivos

Smartwatches e pulseiras esportivas estão virando quase um item obrigatório entre os praticantes de exercícios. Além de ajudar a monitorar distâncias percorridas, gasto calórico e frequência cardíaca, os gadgets têm adquirido novas funcionalidades que vão da avaliação do sono ao cálculo da composição corporal.

É claro que não dispensam acompanhamento profissional, mas dão uma mão (e um estímulo) para evoluir nos treinos.

A Casio lançou este ano o G-Shock GBD-H1000, relógio inteligente que tem o diferencial de recarregar também com a energia solar. Além da conectividade e da resistência, o aparelho capta temperatura, altitude e pressão atmosférica e tem um módulo que auxilia a aumentar ou diminuir o ritmo do exercício.

relógio para esportes
G-Shock GBD-H1000. Foto: Casio/Divulgação

Já a Polar trouxe para o país o Grit X Pro de olho nos esportes outdoor. O gadget aguenta temperaturas extremas, conta com guia de navegação para ninguém se perder por trilhas e um recurso que analisa como as noites de sono têm sido reparadoras.

foto do relógio Polar Grit X Pro
Polar Grit X Pro Foto: Polar/Divulgação

O destaque da nova linha Galaxy Watch4, da Samsung, vai para a capacidade de inferir a composição corporal, isto é, o percentual de massa muscular e gordura e a taxa metabólica basal. É uma espécie de teste de bioimpedância. Também conta com funcionalidades clássicas entre smartwatches e checa os níveis de oxigênio no sangue.

foto do Galaxy Watch4
Galaxy Watch4 Foto: Samsung/Divulgação

Ah, você é daqueles que curtem um relógio para suar a camisa, mas não liga para outras métricas além do pacote básico? Ou seja, quer um modelo tradicional, com alarme, cronômetro e material ultrarresistente? A Casio acaba de lançar a linha GA-2200 Carbon, reforçada com fibra de carbono. Opção para quem preza por um relógio “raiz”.  

foto do relógio GA-2200 Carbon
G-SHOCK GA-2200 Carbon Foto: Casio/Divulgação

Leituras clássicas

Clássicos são, numa das definições do escritor italiano Italo Calvino, livros que nunca se esgotam. Aqueles que estamos lendo e relendo. Para quem curte desbravar leituras do tipo e ampliar seu saber, vale a pena mergulhar nessas obras que o tempo não estraga.

Uma delas traz aquela que, para muitos especialistas, é a teoria sobre a vida mais impactante da história. É em A Origem das Espécies que Charles Darwin estrutura as ideias de evolução e seleção natural, que influenciarão o mundo do século 19 em diante. A Edipro publicou uma bela edição em capa dura com os textos originais e nova tradução. Um show para os neurônios… e para sua estante.

capa do livro a origem das espécies
Foto: Edipro/Divulgação

A Origem das Espécies 
Autor: Charles Darwin
Editora: Edipro
Páginas: 480

Outro clássico, este difícil de achar em português, é De Rerum Natura, do filósofo e poeta romano Lucrécio. Antes de Cristo, ele elaborou, em versos, uma espécie de tratado que abre as portas para o pensamento científico, o Renascimento e o Iluminismo que virão séculos mais tarde.

Felizmente, suprindo a lacuna por aqui, a Autêntica acaba de lançar Sobre a Natureza das Coisas, novíssima tradução com notas de apoio do professor Rodrigo Tadeu Gonçalves. Uma obra que, ainda hoje, é atual na luta contra o obscurantismo.

capa do livro sobre a natureza das coisas
Foto: Autêntica/Divulgação

Sobre a Natureza das Coisas
Autor: Lucrécio
Editora: Autêntica
Páginas: 496

A propósito, um ensaio magistral sobre a história e as influências de De Rerum Natura é a A Virada (Companhia das Letras), do professor de Harvard Stephen Greenblat.

Para relaxar e renovar as energias

O estresse e as agruras da pandemia intensificaram a busca por serviços e produtos destinados ao bem-estar físico, mental e emocional. Nessa linha, você encontra desde opções específicas até assinaturas de combos mensais com uma seleção de itens.

O Clube Soham, por exemplo, monta e distribui, todo mês, uma caixa temática com produtos voltados ao autocuidado: óleos essenciais, alimentos e bebidas saudáveis, livros, cosméticos…

A ideia é ativar os cinco sentidos, trazer tranquilidade e renovar as energias. A curadoria prioriza pequenos produtores e artesãos, ingredientes naturais e a sustentabilidade.

produtos reunidos pelo clube soham
Exemplo de seleção do Clube Soham. Foto: Clube Soham/Divulgação
Continua após a publicidade

Uma categoria em particular disparou em vendas nos últimos tempos: a dos óleos essenciais. Eles não fazem milagres pela saúde nem curam doenças, como explicamos em reportagem recente de VEJA SAÚDE, mas há indícios de benefícios para o controle do estresse e a melhora do sono, atributos estudados na lavanda, por exemplo.

Algumas marcas trabalham inclusive com a personalização dos ingredientes, caso do Alkhemy Lab. Você sinaliza como está e o que busca, e a loja propõe as escolhas ou o mix ideal.

Quem é da turma que não dispensa chás e infusões vai adorar fazer parte de um clube de assinaturas que renova as ervas e sabores mês a mês. É a proposta do Tea Club, da Tea Shop. Chá-verde, chá-preto, rooibos, laranja, rosa e grande elenco chegam à sua casa para alternar e inovar no preparo das xícaras.

Na hora de pedalar

Andar de bicicleta é uma das modalidades preferidas do brasileiro. Além de curtir a paisagem e o ventinho no rosto, o exercício torra calorias e trabalha bastante a musculatura das pernas. O corpo só tem a ganhar.

Se o objetivo é se equipar melhor para os passeios e as aventuras na bike, sapatilhas especiais são uma boa pedida. Mas que tal investir num modelo híbrido, adequado tanto ao solo como aos pedais?

É a proposta da nova linha de sapatilhas híbridas da Shimano, ET5 e MT5, desenvolvidas para se ajustar às pedaladas e oferecer segurança e conforto também em terra firme. A marca emprega uma tecnologia que propicia mais firmeza nos movimentos, minimizando o risco de lesões.

foto da Sapatilha ET5 da Shimano
Sapatilha ET5 da Shimano. Foto: Shimano/Divulgação

Livros para cuidar da cabeça

Um dos segmentos com mais lançamentos no mercado editorial é o dos livros dedicados à saúde mental. Pudera! Em meio a novas obras em papel e e-books, selecionamos três títulos, que podem conversar com o momento que você atravessa.

Quer buscar reflexões sobre os sentidos e desafios da vida em textos curtos, que englobam pensatas, citações e listas? O Livro do Conforto (Intrínseca), do escritor britânico Matt Haig, vai nesse caminho. Como sugere o título, um pouco de conforto não faz mal a ninguém, né?

capa do livro do conforto
Foto: Intrínseca/Divulgação

O Livro do Conforto
Autor: Matt Haig
Editora: Intrínseca
Páginas: 256

Se o momento pede para pensar e repensar a forma de encarar o fim de vida e o luto, Uma Questão de Vida e Morte (Paidós), escrito pelo psiquiatra americano Irvin Yalom e sua esposa Marilyn Yalom, traz uma espécie de diário a quatro mãos do casal, que enfrenta a doença terminal de Marilyn e medita sobre vivências, horizontes e limites da existência humana.

capa do livro uma questão de vida e morte
Foto: Planeta Livros/Divulgação

Uma Questão de Vida e Morte
Autores: Irvin e Marilyn Yalom
Editora: Paidós/ Planeta
Páginas: 208

Para quem está às turras com a ansiedade e os pensamentos tóxicos, a neurocientista Caroline Leaf, nascida no Zimbábue e radicada nos EUA, ensina seu método para modular os circuitos cerebrais, o Neurociclo, que ela testou em pesquisas universitárias. A teoria e a prática estão no recém-lançado Organize sua Desordem Mental (Hábito).

capa do livro organize sua desordem mental
Foto: Editora Hábito/Divulgação

Organize sua Desordem Mental
Editora: Hábito
Autora: Caroline Leaf
Páginas: 280

 

Para se informar e se atualizar

Num período marcado por fake news, negacionismo científico e notícias fora de contexto, procurar fontes de informação sérias pode fazer diferença para suas escolhas e atitudes em prol da saúde.

Daí nosso conselho de ler, ver e seguir veículos profissionais, que, ao cobrir o universo da saúde, se baseiam em estudos e entrevistas com especialistas.

A ideia aqui não é fazer merchand, não, falamos de um serviço de utilidade pública. No portfólio da Editora Abril, temos algumas das marcas mais consagradas na cobertura jornalística de excelência, seja por meio das revistas, seja nos sites e nas redes sociais. Que tal assinar ou presentear alguém com uma assinatura de VEJA SAÚDE, VEJA, SUPERINTERESSANTE, CLAUDIA…?

capa de veja saúde sobre a anatomia dos vícios
Capa: Letícia Raposo e Tomás Arthuzzi/SAÚDE é Vital

 

 

 

 

Continua após a publicidade

Publicidade