Novos produtos saudáveis no Brasil: o que vale a pena conhecer?
Confira novidades de um dos principais eventos de alimentação do país
Se você já é leitor da nossa coluna, provavelmente é um entusiasta do bem-estar e de um estilo de vida mais natural, certo?
Então deve estar ciente do crescimento excepcional do mercado de produtos saudáveis na indústria brasileira. Atualmente, ocupamos o quarto lugar entre os maiores consumidores mundiais de alimentos, bebidas, suplementos e até moda de origem natural e sustentável.
Segundo a Associação Brasileira de Supermercados (Abras), o segmento cresceu 10% no último ano, refletindo a mudança de comportamento dos consumidores que, com mais acesso à informação nutricional, começam a priorizar alimentos, restaurantes e receitas que expressam seu estilo de vida.
Essa mudança explica por que, a cada ida ao supermercado ou visita ao Instagram, encontramos mais produtos orgânicos, proteicos, funcionais, sem glúten, sem lactose, e vegetarianos. Acredito que esse sucesso se deve não só aos benefícios nutricionais, mas também ao sabor, formato e textura desses produtos, que oferecem inovação e experiências inusitadas e saudáveis.
+Leia também: Leite não faz mal à saúde, concluem autoridades da medicina e da nutrição
Se você já experimentou algum snack de caramelo salgado, um sorvete ou chocolate com pistache, um suplemento com sabor de Dadinho ou Toddy, que te trouxeram nostalgia da infância, sabe do que estou falando. O futuro é resgate e nostalgia – afinal, ele é ancestral.
Para alcançarem público ainda maior, estes produtos só precisam estar mais acessíveis ao bolso do consumidor. Digo isso porque acabo de voltar do Japão, onde vi e degustei uma infinidade de alimentos inovadores, disponíveis em todo tipo de lojas.
Clique aqui para entrar em nosso canal no WhatsAppPor que nos tornamos tão atentos à alimentação?
Diria que isso acontece devido a tecnologia e as redes sociais, que nos deixam mais informados (às vezes até demais) sobre o que comemos e como isso afeta nossa saúde e bem-estar. Discussões sobre alimentação dominam até as conversas mais casuais. E imagino que você, assim como seus amigos, tenha uma nutricionista para chamar de sua. Acertei?
Com tanto interesse, não é surpreendente que a ciência seja um dos direcionadores do futuro dos alimentos. Pesquisas em biotecnologia, novos ingredientes como proteínas à base de vegetais e alimentos de laboratório são temas debatidos em grandes fóruns nacionais e internacionais. Acompanhe o BHB Food para a cobertura de algumas dessas discussões.
Destaques das principais feiras de alimentação saudável
A Natural Products Expo West, que acontece nos Estados Unidos, é um ícone da inovação em novos produtos saudáveis, e em 2024 destacou temas como águas funcionais, peptídeos, suplementos com nanotecnologia, testes para biohacking e outras inovações que prometo trazer na próxima coluna.
No Brasil, temos a Naturaltech, a maior vitrine de produtos saudáveis e sustentáveis do país. Em 2024, a feira cresceu 10%, atraindo 57 mil visitantes e 700 expositores. Eu estive lá este ano e recomendo. Acontece sempre em junho. Quem sabe nos encontramos em 2025?!
Abaixo, listei algumas das principais tendências e inovações vistas na 18ª edição da feira, destacando o quão aquecido está o mercado de produtos saudáveis no Brasil e as oportunidades de crescimento.
Sinergia de benefícios
A combinação de benefícios é uma tendência crescente e, para destacar alguns dos produtos com esse foco, cito:
- Os chás que misturam propriedades energética e antioxidantes, por meio da junção da cafeína e taurina com especiarias como canela, gengibre e cúrcuma.
- Café em cápsulas que, além de inovar com aroma de cacau, oferece ao consumidor doses de colágeno hidrolisado.
Inovação em formatos
Ainda que sejamos seres resistentes às mudanças, enquanto consumidores, estamos sempre ávidos por novidades. Pense na creatina de todo dia, por exemplo. Pode ser bem fácil esquecer de acrescentar uma ou duas medidas na bebida. Mas, se ela estiver em forma de balinhas, eu duvido que passem despercebidas.
Se eu te oferecer oxidantes para comer, acho que não vai parecer muito apetitoso, né? Agora, com uma tapioca colorida à base de cúrcuma e urucum, a coisa já muda de figura.
Ou se disser: pare tudo e vá comer suas proteínas! Talvez você não o faça por falta de tempo. Que tal se ela vier em forma de sopa quentinha, que pode ser tomada de caneca? Fica tudo mais simples e possível.
Esses produtos existem, ok? E, para a nossa sorte, já estão à disposição de consumidores interessados e curiosos. É o que digo: além de deliciosa e nutritiva, a comida tem que vir sem culpa e com soluções!
+Leia também: No labirinto da nutrição
Sustentabilidade
O futuro requer uma dieta planetária, que seja produzida em sistemas alimentares mais sustentáveis, geralmente de origem local e conhecida. Até já falamos disso aqui, na coluna do mês passado.
O evento da Naturaltech enriqueceu a discussão sobre o tema ao trazer à cena:
- O primeiro produto a receber o certificado upcycled no Brasil: um cereal matinal vegano feito a partir dos resíduos da filtragem do leite vegetal de aveia já comercializado pela marca fabricante;
- Um chá produzido com casca de café Robusta, orgânico, biodinâmico e com alta concentração de antioxidantes naturais;
- O “arroz de aveia”, para ser consumido em refeições salgadas, que já nasce com o propósito de reverter 100% do seu lucro em vendas ao combate à fome, por meio da parceria com a Instituição Social Amigos do Bem.
Tecnologia e performance
O uso de nanotecnologia para concentrar nutrientes e reduzir doses em suplementos e alimentos é uma busca que demanda ciência, impulsionada por muitos investimentos em tecnologia, pesquisa e desenvolvimento.
Suplementos de ômega 3, coenzima Q10 e vitamina D em formato de pastilhas soft são exemplos atuais de como a tecnologia atua cada vez mais em prol da saúde.
O foco no consumidor
É notável que muitos dos novos produtos refletem os anseios dos consumidores, assim como a demandas dos nutricionistas, ambos relatados em pesquisas, mandatos regulatórios e políticas públicas.
E, por isso, você deve ter notado uma redução de açúcar, que vem sendo substituído por diferentes soluções e produzidas pela indústria de ingredientes. Quer saber mais? Podemos explicar melhor: agende uma reunião conosco.
De olho no futuro
Esses foram alguns dos exemplos para traduzir o cenário nacional dos saudáveis e sustentáveis, como a Naturaltech e sua “sua versão internacional”, a gigante Expo West, que há tempos abastecem uma nova mente para inovação.
Quer ter acesso a esses e muitos outras percepções sobre o mercado de naturais, além de entender melhor como montar seu prato balanceado de forma prática? É fácil: basta baixar nosso ebook Naturaltech 2024 Insights.