O suco de beterraba pode ser um aliado estratégico no pré-treino, indica uma nova pesquisa conduzida no Reino Unido.
O trunfo da receita é que o vegetal oferece nitrato, componente que aumenta a resistência e a força muscular, características importantes para quem se exercita, principalmente em alta intensidade.
Funciona assim: quando tomamos o suco, o corpo converte o nitrato da beterraba em óxido nítrico, uma substância vasodilatadora e bem-vinda aos músculos durante o esforço físico.
+ LEIA TAMBÉM: O que comer no pré-treino?
O estudo descobriu que o consumo do suco realmente aumenta de maneira significativa a força muscular durante o exercício.
O nitrato, segundo o mesmo trabalho, viaja rápido pelo organismo, de modo que a musculatura pode utilizar seus subprodutos sem perda de tempo. Com isso, os músculos ganham torque durante as contrações intermitentes.
No experimento, a equipe britânica encontrou um aumento expressivo nos níveis de nitrato nos músculos dos participantes uma hora após a ingestão do suco.
Estudos anteriores já haviam encontrado maiores níveis de nitrato nos tecidos e fluidos corporais após o consumo do composto pela dieta.
Desta vez, por meio de um rastreador, foi possível avaliar com precisão onde o nitrato se apresenta em maior volume e lançar uma luz sobre seus efeitos no desempenho físico.
A transformação de nitrato em óxido nítrico é responsável por dilatar as artérias e melhorar a perfusão sanguínea, mas também por favorecer a absorção de nutrientes e a eliminação de toxinas.
+ LEIA TAMBÉM: As qualidades nutricionais da beterraba
E o bacana é que a beterraba não oferece só nitrato. É uma das principais fontes de betalaína, responsável pela cor roxa do tubérculo, substância de atividade antioxidante. Fora isso, é um alimento pouco calórico (apenas 43 calorias em 100 g).
Na prática, os resultados dessa e de outras pesquisas sugerem que atletas e demais pessoas interessadas em meios naturais de ampliar a força e a resistência muscular podem apostar no suco de beterraba antes dos treinos. Um brinde a ele!
* Marcella Garcez é nutróloga, diretora da Associação Brasileira de Nutrologia (Abran) e docente do curso nacional de nutrologia da Abran