Panturrilha é o coração das pernas
O bombeamento do sangue nos membros inferiores é feito através da panturrilha (a batata da perna). Mais um motivo para exercitar os músculos da região
O coração é o protagonista do sistema arterial, bombeando sangue para irrigar todos os tecidos. Mas esse mesmo sangue precisa retornar ao pulmão para ser oxigenado novamente. É exatamente aí que entra a panturrilha, o nosso coração das pernas, responsável pelo retorno efetivo do sangue ao pulmão.
Qualquer situação onde a panturrilha não funcione adequadamente vai piorar a circulação, o que pode causar retenção de líquido nas pernas. Consequência: inchaço, sensação de pernas pesadas e cansadas e aumento do risco de varizes e trombose venosa.
Como o bombeamento do sangue nos membros inferiores é feito através da musculatura da panturrilha, toda forma de exercício físico que fortaleça a região é extremamente benéfica. O sedentarismo é um dos maiores fatores agravantes da doença varicosa.
E se a desculpa para não iniciar a prática diária de atividade física é que a sua circulação sanguínea não é lá essas coisas e que, por isso, você sentirá cansaço e com sensação de peso ao exercitar o corpo, calma lá! Na verdade, tanto uma boa circulação melhora o rendimento esportivo quanto um bom rendimento esportivo melhora a circulação.
Ou seja, quanto mais você se exercita, melhor será seu condicionamento vascular (tanto a função venosa quanto a arterial), da mesma forma que menor será a sensação de peso e cansaço.
Ninguém precisa ser atleta profissional para afastar problemas vasculares. Os exercícios de baixo impacto são benéficos, aliás. A contração da musculatura em caminhadas, por exemplo, já aumenta a velocidade do fluxo do sangue nas veias.
Outra opção é a musculação. Além da queima de gordura e do ganho muscular, ela protege os ossos e melhora a postura, a flexibilidade, a resistência física e, principalmente, a circulação. Porém, essa prática deve ser realizada de maneira correta e sempre com o acompanhamento de um profissional de educação física.
+Leia também: Trombose venosa é bem mais comum em quem vê TV demais
É possível também aliviar os sintomas de problemas de circulação através do uso de meias elásticas de compressão. Elas estimulam a circulação da perna e são ótimas para quem pratica atividades físicas regularmente, pois ajudam a diminuir a concentração dos ácidos lático e pirúvico no músculo, responsáveis por causar a dor muscular. Dessa forma, o treino renderá mais e o paciente sentirá menos dor no dia seguinte.
Entretanto, quem já sofre com a presença de varizes deve consultar um médico especializado antes de realizar qualquer tipo de exercício. Esse paciente tem que enxergar a musculação como uma aliada no tratamento, já que a hipertrofia da panturrilha é essencial para o controle da doença venosa, além de ser um ótimo modo de prevenir doenças como trombose e embolia pulmonar.
*Aline Lamaita é cirurgiã vascular e membro da diretoria (comissão de marketing) da Sociedade Brasileira de Angiologia e Cirurgia Vascular (SBACV). É membro da Sociedade Brasileira de Laser em Medicina e Cirurgia, do American College of Phlebology e do American College of Lifestyle Medicine.