Assine VEJA SAÚDE por R$2,00/semana
Imagem Blog

Com a Palavra

Por Blog
Neste espaço exclusivo, especialistas, professores e ativistas dão sua visão sobre questões cruciais no universo da saúde
Continua após publicidade

O papel da proteína em um estilo de vida saudável

Médico explica a importância da proteína na dieta e por que a ingestão adequada ajuda a conservar a massa muscular e controlar o peso

Por Dr. Nataniel Viuniski, nutrólogo*
1 ago 2020, 10h30

A proteína é um dos nutrientes que mais ficaram nos holofotes nos últimos anos. E o interesse e o consumo deixaram de ser foco apenas da turma que puxa ferro e busca um corpo musculoso e tonificado. Cada vez mais pessoas procuram adotar uma alimentação equilibrada, dedicando um bom espaço a esse nutriente.

De fato, inúmeras pesquisas confirmam os benefícios da ingestão de proteína não só para o ganho e a manutenção da massa muscular mas também no aumento da saciedade, no controle do peso e na qualidade de vida em diferentes faixas etárias.

As constatações da ciência e os desenvolvimentos da indústria permitiram também que, além de colocar mais fontes de proteína no prato (carnes, ovos, laticínios etc.), as pessoas passassem a buscar produtos com doses extras do nutriente. O número desses itens aumentou bastante nos últimos anos, atendendo diversos públicos e objetivos. Hoje é possível encontrar opções variadas e apetitosas que ajudam a atingir a quantidade recomendada de proteína na dieta. Isso inclui barrinhas, bebidas, sopas e outros preparos para vitaminas e receitas doces e salgadas.

Mas, para assegurar que o corpo tenha uma boa musculatura (um fator de proteção à saúde), não basta garantir o consumo adequado de proteínas. É preciso investir em um programa de atividade física que não deixe de contemplar exercícios de resistência, como a famosa musculação. Juntos, esses hábitos atuam na prevenção da sarcopenia, perda de massa muscular que afeta principalmente pessoas a partir dos 40 anos.

Continua após a publicidade

Outro ponto que faz da proteína uma aliada da saúde é o fato de promover saciedade por mais tempo. Essa capacidade ajuda no controle do peso e é bem-vinda a quem deseja ou precisa emagrecer. Como o nutriente demora mais tempo a ser digerido, tende a manter a pessoa sem fome por mais tempo, o que contribui para uma ingestão menor de calorias.

Preste atenção no seu consumo de proteínas na rotina e, se for o caso, converse com seu médico ou nutricionista a respeito.

* Dr. Nataniel Viuniski é médico nutrólogo especialista em obesidade e membro do Conselho para Assuntos Nutricionais da Herbalife Nutrition.

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Domine o fato. Confie na fonte.

10 grandes marcas em uma única assinatura digital

MELHOR
OFERTA

Digital Completo
Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de R$ 2,00/semana*

ou
Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba Veja Saúde impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de R$ 12,90/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$96, equivalente a R$2 por semana.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.