Black Friday: Assine a partir de 1,49/semana
Imagem Blog

Com a Palavra

Por Blog Materia seguir SEGUIR Seguindo Materia SEGUINDO
Neste espaço exclusivo, especialistas, professores e ativistas dão sua visão sobre questões cruciais no universo da saúde
Continua após publicidade

O papel da proteína em um estilo de vida saudável

Médico explica a importância da proteína na dieta e por que a ingestão adequada ajuda a conservar a massa muscular e controlar o peso

Por Dr. Nataniel Viuniski, nutrólogo*
1 ago 2020, 10h30
proteína dieta
Não descuidar do consumo de fontes de proteína (caso do ovo) é importante para ter uma alimentação e uma vida saudável. (Foto: Getty Images/SAÚDE é Vital)
Continua após publicidade

A proteína é um dos nutrientes que mais ficaram nos holofotes nos últimos anos. E o interesse e o consumo deixaram de ser foco apenas da turma que puxa ferro e busca um corpo musculoso e tonificado. Cada vez mais pessoas procuram adotar uma alimentação equilibrada, dedicando um bom espaço a esse nutriente.

De fato, inúmeras pesquisas confirmam os benefícios da ingestão de proteína não só para o ganho e a manutenção da massa muscular mas também no aumento da saciedade, no controle do peso e na qualidade de vida em diferentes faixas etárias.

As constatações da ciência e os desenvolvimentos da indústria permitiram também que, além de colocar mais fontes de proteína no prato (carnes, ovos, laticínios etc.), as pessoas passassem a buscar produtos com doses extras do nutriente. O número desses itens aumentou bastante nos últimos anos, atendendo diversos públicos e objetivos. Hoje é possível encontrar opções variadas e apetitosas que ajudam a atingir a quantidade recomendada de proteína na dieta. Isso inclui barrinhas, bebidas, sopas e outros preparos para vitaminas e receitas doces e salgadas.

Mas, para assegurar que o corpo tenha uma boa musculatura (um fator de proteção à saúde), não basta garantir o consumo adequado de proteínas. É preciso investir em um programa de atividade física que não deixe de contemplar exercícios de resistência, como a famosa musculação. Juntos, esses hábitos atuam na prevenção da sarcopenia, perda de massa muscular que afeta principalmente pessoas a partir dos 40 anos.

Outro ponto que faz da proteína uma aliada da saúde é o fato de promover saciedade por mais tempo. Essa capacidade ajuda no controle do peso e é bem-vinda a quem deseja ou precisa emagrecer. Como o nutriente demora mais tempo a ser digerido, tende a manter a pessoa sem fome por mais tempo, o que contribui para uma ingestão menor de calorias.

Continua após a publicidade

Preste atenção no seu consumo de proteínas na rotina e, se for o caso, converse com seu médico ou nutricionista a respeito.

* Dr. Nataniel Viuniski é médico nutrólogo especialista em obesidade e membro do Conselho para Assuntos Nutricionais da Herbalife Nutrition.

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Black Friday

A melhor notícia da Black Friday

BLACK
FRIDAY
Digital Completo
Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 5,99/mês*

ou
BLACK
FRIDAY

MELHOR
OFERTA

Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba Veja Saúde impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 10,99/mês

ou

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.