Que a TPM essa é uma fase pra lá de difícil todo mundo sabe. Então o segredo é aprender a evitar reações que tragam maiores conseqüências. “Não existe uma receita de bolo”, adianta a psicóloga Valquíria Rossi, professora da Universidade Metodista de São Paulo, quase jogando um balde de água nas nossas esperanças.
Eis o porquê: “Cada mulher reage de forma diferente durante o período de TPM”, lembra ela. Por outro lado, os apuros em que nos metemos nessas horas costumam ser muito parecidos. Então, se não há uma fórmula, pelo menos é possível escapar de algumas armadilhas. Saiba quais são elas.
1. Pare de insistir que você está normal
2. Nem pense em mergulhar na deprê e se entupir de chocolate
3. Não adianta atolar-se em trabalho para “curar” a TPM
Continua após a publicidade
4. Fuja de confrontos
Durante a TPM, muitas vezes nos sentimos mais corajosas e destemidas. De repente queremos discutir a relação, tomar satisfação no trânsito, reclamar com o chefe ou até surrar alguém — sem perceber os limites ou medir nossas forças. “Eu estava naquela semana ‘legal’ e decidi passear com meu cão para relaxar. De repente um ladrão me empurrou para um beco”, conta Mariza Menon. Sua reação foi surpreendente: “Nem pensei e comecei a esmurrá-lo sem parar até conseguir fugir”, diz ela, que até hoje se admira da própria reação. “Jamais teria agido assim em dias normais.” Então, aprenda com esse exemplo: evite confrontos enquanto durar a TPM. As coisas podem não terminar bem — convenhamos que enfrentar ladrões é risco de vida!
Continua após a publicidade
5. Adie as decisões importantes
6. Não faça pouco caso dos sinais enviados pelo seu corpo
7. Pare de pedir desculpas o tempo todo