saudeLOGO Created with Sketch.

Ioga e meditação são bem-vindas ao coração?

Dar uma trégua ao corre-corre para apaziguar a mente pode, sim, reverter-se em benefícios para o peito

Pesquisas feitas com americanos negros — população naturalmente mais propensa à hipertensão — evidenciam que a prática regular da meditação contribui para atenuar os picos de pressão alta. O segredo da técnica está em se concentrar na respiração lenta e profunda para diminuir a ansiedade. Em pausas de pelo menos dez minutos, no começo ou no fim do dia, a pessoa deve se sentar numa posição confortável, de olhos fechados e em um ambiente silencioso. Ao inalar e exalar o ar, ela deixa os pensamentos passarem sem se fixar em nenhum deles.

Leia também: Por que os mais velhos correm maior risco de sofrer do coração?

Nessas paradas para relaxar, é como se o organismo tirasse miniférias, dando um tempo àquele estado de tensão que faz o coração disparar e a pressão subir. E o corpo ainda aproveita para se livrar de substâncias como o cortisol, hormônio cujo excesso patrocina desequilíbrios nada favoráveis ao sistema cardiovascular.

Outra atividade igualmente atestada pela ciência como cardioprotetora é a ioga. Feitas com orientação adequada, certas posturas demandam esforço e podem reduzir os níveis de triglicérides e aumentar as taxas de HDL, o bom colesterol. Mas, até por essa característica, ela exige alguns cuidados.

Leia também: Ioga combate a hipertensão

Hipertensos, por exemplo, não podem realizar posições invertidas, porque a pressão sobe bastante ao ficarmos de ponta-cabeça. Tomados os devidos cuidados, a ioga colabora ainda para preparar o corpo para períodos maiores de meditação — ou seja, é uma combinação pra lá de vantajosa para formar aquela sintonia entre cérebro e coração.

Comentários
Deixe um comentário

Olá, ( log out )

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s