saudeLOGO Created with Sketch.

Por que os mais velhos correm maior risco de sofrer do coração?

O processo de envelhecimento altera o organismo como um todo. Mas dá para contornar algumas de suas consequências ao peito

Assim como acontece com o organismo em geral, os encanamentos por onde o sangue passa também sofrem mudanças com o tempo. Principalmente a partir dos 60 anos, a aorta, artéria grandona que recebe primeiro os jatos bombeados pelo coração, tende a perder a flexibilidade.

Com a rigidez, fica mais difícil seu trabalho de amortecer o líquido e distribuí-lo pelo corpo. O músculo cardíaco, então, precisa se esforçar mais para dar conta do recado. Por isso, quando se verifica a pressão, ela tende a ficar mais alta. Os idosos são propensos também a apresentar calcificação nas válvulas aórticas, estreitando o caminho do líquido vermelho.

Leia também: Mulheres correm menor risco de infartar?

A maturidade traz ainda uma diminuição na capacidade do fígado de capturar e descartar o excesso de colesterol da circulação, e eleva a probabilidade de o diabete aparecer. São mais dois ingredientes para a receita de reveses cardiovasculares.

Veja também

Por essas e outras, os médicos insistem: nunca é tarde para começar a segurar as rédeas da pressão, do colesterol e da glicemia, mas, quanto mais cedo vierem as correções no estilo de vida nesse sentido, maior a chance de atravessar os 70, 80, 90 anos de idade livre de perigo. Até porque, à medida que envelhecemos, fica mais complicado mudar a rotina, é ou não é?

Comentários
Deixe um comentário

Olá, ( log out )

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s