saudeLOGO Created with Sketch.

4 medidas para perder peso sem ameaçar o bem-estar

As dicas elencadas pela Organização Mundial da Saúde sugerem mudanças simples na alimentação para se livrar da obesidade

A reeducação alimentar é essencial no combate à obesidade
Foto: Getty Images

1 – Menos sal e açúcar

“Enquanto o açúcar é cheio de calorias, o sódio contribui para a retenção de líquidos, deixando o corpo inchado”, explica Márcio Atalla, educador físico e nutricionista de São Paulo. E pior: ambos são utilizados no prato em demasia pelos brasileiros.

2 – Mais fibra

Presente em cereais, legumes e frutas, ela combate a obesidade por promover a sensação de estômago cheio, o que evita excessos à mesa. Como se isso fosse pouco, o nutriente impede que parte da gordura de outros alimentos seja absorvida pelo organismo.

3 – Maneire na gordura

O problema está principalmente na saturada, tipo consumido, em média, 92% a mais do que deveria dentro do nosso país. É que, além de estar lotada de calorias, essa versão deixa o apetite cada vez mais voraz ao longo do tempo.

4 – H2O aos montes

Acredite se quiser, há pesquisas ligando uma hidratação adequada à boa forma. “A reação de queima de gordura dentro do organismo exige água”, esclarece Atalla. Sem contar que um tanque cheio garante resistência para aguentar exercícios longos e que obviamente secam mais a barriga.