“Uma fatia de panetone equivale a 10 maçãs ou 5 pizzas”. Será mesmo?
Doce típico de Natal virou alvo de críticas nas redes sociais por conta da quantidade de calorias, mas será que essa vilanização vale a pena?

O final de ano traz vários eventos que levam as pessoas a pensar na alimentação. Seja nas ceias fartas ou na promessa de seguir uma dieta no ano novo, a comida está em pauta.
Em 2024 não está sendo diferente, e um novo vilão surgiu nas redes sociais: o panetone. De acordo com vídeos que viralizaram, o panetone seria um inimigo de uma dieta saudável por conta das calorias contidas em uma fatia do doce.
Mas o que há de verdade nessa história? Vale a pena abrir mão do panetone por causa das calorias?
Quantas calorias tem um panetone?
A polêmica nas redes sociais começou com um vídeo em que um influenciador afirma que, levando em conta o total de calorias da porção, uma fatia de panetone poderia ser substituída por cinco fatias de pizza ou dois hambúrgueres de fast food.
O problema do argumento está na porção: no vídeo, considera-se uma fatia de 250g de panetone. Em geral, os panetones vendidos no supermercado pesam cerca de 400g. Ou seja: seria preciso comer mais da metade de um panetone de uma vez para chegar nesse tanto de calorias.
Um panetone industrializado convencional de 400g tem pouco mais de 1.300 calorias. Uma fatia média de 100g, então, tem pouco mais de 300 calorias.
Alguns conteúdos no TikTok também afirmaram que uma fatia equivale a 10 maçãs. Uma maçã tem, aproximadamente, entre 80 e 100 calorias. Ou seja, seria preciso comer muito panetone para atingir 800 calorias.
+Leia também: O que a contagem de calorias pode esconder
Panetone ou chocotone: qual o mais calórico?
Na hora de escolher entre uma fatia de panetone ou de chocotone, mais vale se guiar pela preferência pessoal – a diferença entre os dois não costuma ser significativa.
No quesito nutrientes, as frutas cristalizadas não saem ganhando do chocolate: no processo de desidratação, elas são fervidas várias vezes com calda doce, o que adiciona uma boa dose de açúcares à receita.
Enquanto uma fatia de 100g de um panetone industrializado de frutas cristalizadas contém 326 calorias, a mesma porção de chocotone contém 399.
Outros fatores entram em conta na hora da escolha. Avalie bem a lista de ingredientes do doce escolhido – você pode optar por uma alternativa com menos gorduras, ou uma versão artesanal menos processada. Opções gourmet, mais recheadas, podem ser mais calóricas.
Como o panetone é um alimento geralmente consumido em ocasiões festivas, a disparidade calórica não impacta tanto a dieta. Nesse momento, importa mais comer um doce que te agrade.
Vale a pena substituir o panetone?
Pense: se você considerar apenas as calorias e trocar uma fatia de panetone por uma fatia de pão, sua vontade de comer panetone terá sido saciada?
Trocas restritivas como essa costumam ter o resultado contrário do esperado e descambar em episódios de compulsão alimentar – eventualmente, você se descontrola e acaba comendo o que desejava inicialmente, e muitas vezes, come mais do que pretendia.
A chave está no equilíbrio: o panetone não é um alimento cotidiano, mas símbolo da época de festas. Você não vai incluir fatias de panetone no cardápio diário de café da manhã, por exemplo.
No final das contas, vale lembrar que comer envolve componentes afetivos. Sair da rotina algumas vezes ao ano não vai descartar os efeitos de seguir uma dieta equilibrada na maior parte do tempo.
É sempre possível balancear a vontade de comer um doce com a escolha mais saudável possível: dá para buscar uma opção de panetone artesanal, com menos aditivos, por exemplo, e mesmo assim matar o desejo de comer o alimento típico natalino. Se você tem algum tipo de restrição alimentar, também há opções de panetones veganos, sem glúten ou sem lactose.